segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESPECIAL - Grand Theft Auto V


Liberdade, ação e muito bom humor no melhor episódio da série

Grand Theft Auto (abreviado como GTA) é uma série de jogos de computador e video game criada por David Jones, Dan Houser e Sam Houser e pelo designer Zachary Clarke. A maioria dos jogos foi desenvolvida pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicada pela Rockstar Games. O nome da série é um termo policial da língua inglesa utilizado para identificar roubos de automóveis: Grand Theft refere-se a furtos de valor elevado (maior que US$ 40,00 nos Estados Unidos) e Auto designa os automóveis. O terceiro jogo da cronologia, Grand Theft Auto III, foi muito elogiado já que trouxe a série para um cenário 3D com perspectiva em terceira pessoa tornando a experiência muito mais agradável, e é considerado um título de referência para o jogo Grand Theft Auto.


GTA é uma série bastante popular e polêmica de jogos em mundo aberto, colocando o jogador no papel de um bandido que visa poder e dinheiro. Sempre com histórias envolvendo brigas de gangues, sexo, drogas, assassinatos e roubos. Apesar de toda essa polêmica, GTA tem sido uma franquia de muito sucesso e que possui milhões de fãs em todo mundo, a liberdade dada ao jogador sempre foi o ponto alto da série. No quinto jogo da série principal, a grande novidade foi a possibilidade de controlar três protagonistas, cada um com suas características e personalidades distintas, algo que funcionou muito bem e foi uma novidade muito bem vinda. Tudo que havia de bom e característico na série foi potencializado em GTA V, seu grande sucesso ao redor do mundo é o reflexo disso.

O que é Grand Theft Auto V?

É um jogo de ação em terceira pessoa com cenário em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtora de jogos do Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17  Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Um jogo extremamente antecipado, e depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2013.

É o décimo terceiro jogo da série (incluindo expansões), em GTA V a história se passa na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em GTA V existem três protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin. A história segue os seus esforços para planejar e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos, além de seus conflitos particulares como homens de personalidades completamente distintas. Há um modo multiplayer online, também está incluído no jogo permitindo até dezesseis jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia. Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projectos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controle de três protagonistas.

Grand Theft Auto V foi universalmente aclamado pela crítica especializada e pela comunidade de fãs por sua história, personagens, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto. GTA V ganhou diversos prémios incluindo "Jogo do Ano" e "Melhor trilha Sonora". Também gerou muita controvérsia devido à representação de temas violentos, como o uso de tortura e a psicopatia de Trevor, bem como o tratamento dado às mulheres no jojgo. Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, tornando-se assim o maior lançamento de todos os tempos e o produto que mais rapidamente vendeu na indústria do entretenimento.

Jogabilidade
 
O jogador pode usar combate de corpo a corpo, armas e explosivos para lutar contra inimigos. Pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo do jogo. Em combate, há uma mira-automática e um sistema de cobertura que podem ser usados como assistência contra os inimigos. Um dos objectivos do jogador é completar missões para progredir na história, e tal como outros jogos em mundo aberto essas missões podem ser completadas segundo a vontade do jogador. Se o jogador comete atos ilegais enquanto joga, poderá haver uma resposta pelas forças da autoridade (policia). A respostas destas forças é medida por uma barra de "Wanted" e se o jogador continua a cometer crimes ou se responder com agressão, a barra acumula estrelas. Quanto mais estrelas, mais implacáveis se tornaram as autoridades contra o jogador.


O sistema de cobertura é bem eficiente
O modo single player de Grand Theft Auto V é dado através de três protagonistas controlados pelo jogador: Michael, Trevor e Franklin, criminosos cujas histórias se interligam à medida que completam as missões. Enquanto interage com o mundo do jogo, o jogador pode trocar de protagonista a qualquer momento. Durante as missões a troca de personagem poderá ser apenas por necessidade no sentido de se completar certos objectivos, ou como uma opção alternativa para encontrar maneiras criativas de interagir com os personagens. Por exemplo, numa missão Michael faz rappel no exterior de um edifício, Franklin dá cobertura com rifle de precisão e Trevor controla o helicóptero de fuga, e o jogador pode trocar entre eles para se adequar ao estilo que melhor lhe satisfaz. Cada protagonista controlado pelo jogador tem um numero de oito habilidades, representações numéricas das suas habilidades em certas áreas como disparar ou conduzir. Para cada protagonista, as oito habilidades "especiais" determina a sua eficácia em empreender uma habilidade que é única para o personagem respectivo. Michael consegue entrar em "bullet time" em combate que permite a Michel acertar os alvos usando arma de fogo com maior precisão. Franklin consegue desacelerar o tempo enquanto conduz um veiculo para assim realizar manobras em curvas com precisão e Trevor consegue criar o dobro dos danos nos inimigos quando recebe mais de metade dos danos em combate. Existe uma barra no HUD de cada personagem que esvazia quando a habilidade é usada, mas vai enchendo com o tempo quando a habilidade não está em uso. Apesar do jogador poder completar missões com qualquer um dos três protagonistas, em algumas missões mais difíceis o jogador poderá escolher a assistência de mais cúmplices controlados pela IA com habilidades únicas, como conduzir ou hackear sistemas informáticos, esses cúmplices ficarão com uma parte da recompensa depois de se completar a missão. Empregar estratégias diferentes para completar uma missão é encorajado pelo jogo.

O modo multiplayer de GTA V é chamado de Grand Theft Auto Online, foi concebido para ser uma experiência separada da campanha principal. Grand Theft Auto Online permite até dezesseis jogadores explorem livremente o ambiente, os jogadores podem se ajudar uns aos outros em várias atividades, como corridas ou assaltos a bancos. Para muitas dessas atividades os parâmetros podem ser determinados pelos jogadores, como criar a pista para as corridas ou criar a zona de armas para os modos de deathmatch. O multiplayer competitivo coloca equipes de jogadores, conhecidas como "crews" (equipe ou bando) umas contra as outras em jogos de deathmatch. Um jogador pode pertencer até cinco equipes, ou criar a sua própria. No modo história, os três protagonistas tem suas histórias interligadas através de vários eventos. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho em um trailer no deserto de Blaine County. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de crime de Michael. Franklin vive com sua Tia Denise em Chamberlain Hills, um bairro de classe média-baixa cercado pela violência das gangues de rua. 

O jogo se passa no estado fictício de San Andreas, modelado a partir da Califórnia do Sul. San Andreas já tinha sido usado como o cenário para um jogo anterior da série, Grand Theft Auto: San Andreas, que incluía três cidades separadas. O mundo de Grand Theft Auto V no entanto, só inclui a cidade de Los Santos e continua e recriação do universo fictício introduzido em Grand Theft Auto IV. Ao focar o seu trabalho apenas numa cidade em vez de três, a equipa conseguiu assim produzir Los Santos em maior escala e qualidade. Para ambos os jogo, Los Angeles foi usada como modelo e foi extensivamente estudada para o jogo. A equipa organizou viagens de pesquisa no terreno com guias turísticos e historiadores de arquitectura capturando cerca de 250,000 fotografias e várias horas de vídeos durante essas visitas. Também foram estudados modelos virtuais da cidade, dados de census e documentários para recriar a propagação geográfica e demográfica de Los Angeles.

Recepção

O jogo foi bastante aclamado por sua mecânica de troca de personagem, que aumentou e melhorou as sequências de ação e permitiu ao jogador explorar o mundo de forma mais livre. Permitir que o jogador progrida na história sem ter de percorrer longas distancias para chegar aos locais de missão também foi algo bastante elogiado pela crítica especializada. O mapa e o ambiente também foram muito elogiados pelos críticos, complementando a recriação autêntica de Los Angeles, excedendo o mundo de Grand Theft Auto IV. San Andreas parece um "mundo vivo" agradável de explorar. As melhorias feitas na mecânica do jogo, como a condução de veículos e o combate com armas, foram apontadas pelos críticos por tornar o jogo acessível e divertido. Muitos favoreceram a capacidade de resposta dos veículos terrestres que são mais fáceis de controlar do que nos outros jogos da série. As mecânicas de disparo de armas também foram bem recebidas pela maior parte dos críticos. Elogios não faltaram para as missões por serem subjacentes à história. No geral, Grand Theft Auto V foi muito elogiado em várias análises com um dos melhores jogos da sétima geração de consoles, e aplaudido como um enorme titulo fechando esta geração antes do salto para a próxima. Considerado também um dos melhores jogos de todos os tempos. 
__________________________________________________________________________________
As Vendas

GTA V foi um sucesso comercial, à meia noite de 17 de Setembro de 2013 o jogo foi colocado à venda em mais de 8,300 lojas na América do Norte, a Take-Two Interactive, teve renda de 800 milhões de Dólares nas primeiras 24 horas de vendas a nível mundial,  números quase duplicaram as expectativas dos analistas para o titulo. Três dias depois do lançamento o jogo já tinha ultrapassado 1 bilhão de Dólares em vendas (mais de 16.5 milhões de unidades vendidas) Seis semanas depois do lançamento, já tinham sido vendidas cerca de 29 milhões de cópias.
__________________________________________________________________________________
Controvérsias

A missão "By the Book" gerou muita controvérsia de críticos e ativistas dos direitos humanos devido à sua representação explicita de tortura. Na missão, Trevor interroga um homem para conseguir informação acerca de um fugitivo que representa uma ameaça para o FIB (sigla que faz alusão a o FBI) Trevor usa equipamentos de tortura no homem, Instrumentos que pode ser escolhidos pelo jogador. Quando o homem dá as informações, Trevor é ordenado a mata-lo, mas em vez disso ele conduz o homem até ao aeroporto, dando-lhe uma oportunidade para escapar. Enquanto conduz, Trevor fala sozinho sobre a ineficácia da tortura, referindo-se que homem estaria pronto para dar a informação ao FIB sem ser torturado. Outra controvérsia gira em torno do fato de haver pouco espaço para as mulheres no jogo, a não ser para serem strippers, prostitutas, esposas sofridas, namoradas sem humor e feministas eufóricas, os personagens dizem constantemente coisas que glorificam a sexualidade masculina enquanto humilham as mulheres.
___________________________________________________________________________________ Personagens:

Michel

Nasceu em 1960, e ao contrário de seus filhos não teve uma infância fácil, pois apanhava do pai e não tinha apoio dele. Tornou-se um criminoso, sendo seu primeiro crime um roubo a banco na cidade de Carcer, de onde roubou 10 mil dólares no ano de 1988. Ele foi preso e na prisão aprendeu a fazer tatuagens (como ele mesmo diz na missão Reunindo a Família). Michael conhece Trevor durante um trabalho de escolta de carga e eles iniciaram então uma parceria de crimes, porém essa parceria ficou abalada quando Michael conheceu Amanda, que era stripper e prostituta. Com ela Michael criou uma rede de prostituição. Os dois se casam e tiveram dois filhos: Jimmy e Tracey. Por ter uma família, Michael decide que é hora de se aposentar. Alguns anos mais tarde, no ano de 2004, Michael conhece o agente da FIB Dave Norton, e os dois elaboram um plano para se livrar de Trevor e aposentar Michael pelo programa de proteção a testemunhas. O plano devia acontecer durante o assalto em um banco na cidade de Ludendorff em Norte Yankton. Michael levaria um tiro de Dave Norton no local da fuga e se fingiria de morto, enquanto Trevor seria preso pelo FIB. Em troca, Dave Norton ganharia prestígio por pegar um dos homens mais procurados dos EUA. Porém, o plano de Michael e Dave deu errado em vários momentos. Foram envolvidas mais forças políciais que eles esperam, ocasionando na morte de Brad e Trevor conseguiu escapar. Mesmo assim Michael conseguiu fingir sua morte e entrou para o programa de proteção, junto com sua família, que então adotaria um novo sobrenome como "De Santa". O restante da história de Michael com a volta dele ao mundo do crime, ao lado de Franklin e Trevor, será escrita pelo jogador.
___________________________________________________________________________________
Trevor

Trevor Phillips nasceu no Canadá em torno de 1960 e era tido como uma criança raivosa e violenta. Seus pais não eram bons exemplos e tratavam ele com indiferença. Quando mais velho, descobriu uma paixão por aviões, se alistou para ser piloto de caça mas não foi aceito por apresentar instabilidade mental. Depois disso Trevor começou a praticar pequenos delitos. Só começou a se envolver em grandes crimes após conhecer Michael. Com o tempo os dois se tornaram grandes amigos. No ano de 2004, Michael e Trevor realizam um assalto mal-sucedido em Ludendorff, resultando na morte de Brad e desaparecimento de Michael. Trevor pensa que Brad está preso e Michael morto. Ele passa a viver em um trailer no deserto em Sandy Shores, onde ele funda uma "empresa" a Trevor Phillips Enterprise, para venda de metanfetaminas e contrabando de armas. Trevor Phillips é um caso perdido, com uma vida totalmente oposta à estabilidade de Michael, Trevor é um personagem psicótico que não merece a mínima confiança, alguém que dificilmente controla os seus impulsos e emoções conduzindo a sua vida através dos seus desejos e da droga. A personalidade de Trevor foi desenhada para diferir da de Michael, mas é capaz matar sem sequer pestanejar sem razão nenhuma aparentemente.
___________________________________________________________________________________
Franklin

Franklin é um ex-membro de um gangue que agora trabalha para um traficante de carros de luxo, em que Franklin se dedica a recuperá-los quando os clientes não pagam. Pode parecer um pouco inexperiente ao princípio mas tem uma grande destreza como motorista e atirador. Franklin conhece Michael quando procura alguém a quem roubar, Michel vê Franklin como o filho que sempre quis ter. Sabem-se poucos detalhes da vida de Franklin, mas uma das características que chamam a atenção é a seu mascote, um rottweiler chamado Chop que pode distrair as pessoas enquanto Franklin vai recuperar os carros. o mais novo deles com seus 20 anos, ele realmente tinha planos ambiciosos para sua vida, mas acabou seguindo uma rota equivocada. Agora, precisa encontrar uma nova saída.
___________________________________________________________________________________

O mapa de GTA 5 é imenso e bastante variado
Comentário: O grande trunfo da série GTA é a liberdade que o jogador tem de movimentar-se livremente explorando amplos cenários, mesmo que seja de forma limitada e girando em torno de atos criminosos ou pequenos mini games. Em GTA V temos tudo que havia nos outros games da série de uma forma melhorada e mais abrangente, tudo no jogo esta muito bem feito e caprichado. No começo a ideia de controlar três personagens parece um tanto quanto estranha, mas funciona de forma brilhante e dá uma nova cara a série. Nos jogos anteriores, as mecânicas de pilotagem e tiro eram muito simplórias e ficavam devendo se comparados a outros jogos, mas no novo capitulo a história é outra. Atirar é muito mais fluido e preciso em GTA V do que em qualquer outro GTA, o modo de cobertura (que permite ao jogador proteger-se usando obstáculos no cenário) foi muito bem vindo e adicionou um apelo tático ao jogo. Controlar veículos nunca foi tão fácil e intuitivo, todos eles respondem bem aos comandos. Tirando a parte de controlar aeronaves, que balançam devido a turbulência e são bastante difíceis de serem conduzidas. O mapa do jogo se destaca pelo seu tamanho e beleza, cada residência ou edifício é bem construido e dificilmente você ira ver algo se repetir no cenário. Há montanhas, lagos, rios, deserto, florestas e um belíssimo oceano (com direito a exploração submarina), os ambientes do jogo são bastante variados e muito prazeros de se explorar. Os gráficos são de ponta em impressionam para um jogo de mundo aberto, e além do belo cenário, personagens e pessoas são extremamente detalhados e vivos, com destaque também para a vida selvagem. Há uma grande variedade de veículos que vão desde bicicletas até enormes aviões de carga, a maioria dos carros pode ser personalizada, modificando aparência ou aumentando a potência e resistência. Saltar de paraquedas nunca foi tão divertido!

Para se locomover grandes distâncias basta chamar um táxi, aperte para direita no D-pad do controle para chamar um na rua ou chame um táxi pelo celular, em poucos minutos ele aparece para leva-lo a seu destino, muito útil para fazer viagens rápidas. As missões são muito mais interessantes e memoráveis que as de outros GTA, os grandes roubos da história principal são mais marcantes e inteligentes, uma pena as grandes missões serem tão poucas. As missões paralelas também merecem seu destaque, a maioria acaba em alguma situação cômica e há também algumas missões bastante sérias. O melhor de tudo isso é que as missões simplesmente vão surgindo enquanto se anda livremente pela cidade, elas pode ser executadas conforme a vontade do jogador. As legendas em português são outro fator muito positivo em GTA V, além de muito bem feitas elas preservam as gírias e sotaques dos personagens, pena que em perseguições fica difícil acompanhar as legendas por conta da ação frenética. Mas como todo GTA que se preze, violência e ações ilegais ocorrendo o tempo todo. Assassinatos, mortes, brigas, drogas, gangues, prostituição, corrupção e muitos outros tipos de bandidagens estão presentes no jogo todo. 

Pontos Positivos: Longe de ser um jogo perfeito, mas possui inúmeras qualidades tais como: Liberdade de exploração, belíssimos gráficos, ótima variedade de missões e coisas para se fazer, boa história e personagens memoráveis, boa jogabilidade, modo online muito competente e divertido. GTA V é um jogo muito divertido e descompromissado, garante muitas horas de diversão e risadas. Foi o jogo que fechou essa geração com chave de ouro. Mesmo com conteúdo de caráter duvidoso, GTA V merece a fama que tem e vale a pena pela diversão que proporciona. Trocar de personagem em tempo real é semelhante à edição de um filme, com o jogador sendo o editor, mudando rapidamente para a perspectiva mais interessante em qualquer momento.

Pontos Negativos: Nem tudo é um mar de Rosas, há alguns bugs que incomodam de vez em quando, mas nada que atrapalhe a experiência como um todo. O que mais incomoda é a excesso de violência, porem, isso é algo característico da série. Pontos negativos irão variar muito de jogador para jogador, no geral é um jogo muito bom!

__________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: Rockstar North
    Publicado por: Rockstar Games
    Diretor:
Adam Fowlern
    Produtor:
Leslie Benzies
    Motores Gráficos: Rage, Euphoria e Bullet Physics Library
    Plataforma: PlayStation 3 e Xbox 360
    Data de Lançamento: 17 de setembro de 2013
    Gênero: Ação, ação-aventura, mundo aberto
    Modos de jogo: Um jogador, multiplayer online
    Classificação: Inadequado para menores de 18 anos (Brasil)
    Inadequado para menores de 18 anos (América do Norte)
    Inadequado para menores de 18 anos (Europa)
    Midía: Blu-ray Disc (PlayStation 3), 2 DVD-DL (Xbox 360)
__________________________________________________________________________________
Trailers:
Site Oficial: www.rockstargames.com/V/

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário