quinta-feira, 20 de março de 2014

Projeto Morpheus, Mais informações!

Na noite da última terça-feira, dia 18 de Março, a Sony revelou seu óculos de realidade virtual chamado de Project Morpheus, que deve se conectar-se ao PS4 para oferecer experiências de jogo mais imersivas. Alguns jornalistas já tiveram a oportunidade de testar o aparelho, que provavelmente vai mudar de nome (assim como o Kinect se chamava  “Project Natal” antes de ser lançado). O aparelho em si também deve mudar muito antes do lançamento comercial, o que ainda não tem previsão para acontecer.

Baseando-se em diversas fontes que tiveram a oportunidade de conhecer o aparelho de perto, podemos dizer que o Morpheus ainda está começando seu caminho, mas é bastante promissor. Ele é surpreendentemente confortável de se usar, sem fazer peso sobre a testa e o nariz do usuário, graças a um argola de plástico que segura o aparelho em volta da cabeça. A Sony já vinha trabalhando em displays não-interativos semelhantes ao Morpheus, que já estava na terceira geração, então ela tem experiência com esse tipo de tecnologia. De acordo com os que testaram Morpheus, ele ainda está um pouco atrás da versão mais recente do Oculus Rift quando o assunto é a redução do lag. Ao mesmo tempo, o aparelho da Sony tem lentes superiores, que ainda não se comparam a um display 2D tradicional, no entanto. Outro defeito do Morpheus é o campo de visão limitado, com dois semi-círculos pretos na lateral, o que quebra bastante a imersão e deve ser trabalhado antes do lançamento.


A Sony já tem todo um ecossistema preparado para o Morpheus. O PS Move permite o controle do movimento, enquanto a câmera do PS4 monitora a posição da cabeça. O sistema, assim, é bastante versátil, reconhecendo quando o usuário se agacha, dá uma volta ou se debruça sobre uma cerca. No entanto, o Oculus Rift ainda parece ser mais preciso. Algumas pessoas que tiveram contado reportam que a experiência com o Move não foi satisfatória. No entanto, eles reconhecem que a ideia é boa, já que o dispositivo oferece uma combinação de movimento livre e feedback. A Sony confirma que não sairá neste ano. Morpheus servirá como uma entrada valiosa neste mercado ainda restrito, ele tem vantagens de design em relação ao Rift, mas alguns problemas de imagem, ele altura dos outros competidores, mas ainda é necessário ver como ele se comportará mais próximo ao lançamento, sendo utilizado em jogos de verdade e não apenas demos.


Estúdios como o Epic Games (Gears of War) e Crytek (Crysis e Ryse) já estão desenvolvendo games que usarão os óculos. O estúdio Sony London, da própria empresa, trabalha em um jogo com ação submarina chamado “The Deep” e games como Thief, que foi lançado recentemente, terá uma versão compatível com o Project Morpheus. O óculos utiliza outras tecnologias menos populares da família PlayStation, como os controles sensíveis a movimentos PlayStation Move e a PlayStation Camera para capturar mais movimentos dos jogadores. Em uma das demonstrações o jogador caminhava pela superfície de Marte – demonstração feita em parceria com a Nasa – e utilizava todos os acessórios em conjunto.
__________________________________________________________________________________

Sobre o Morpheus:
  • Exibe imagens com resolução 1080p
  • Frequência de 1.000 Hz
  • Ângulo de visão em 360 graus
  • Campo de visão maior que 90 graus
  • 3 metros cúbicos de volume
  • Pode ser usado com óculos
  • Aceita fones de ouvido sem fio
  • Compatível com controles DualShock 4 e PS Move
  • Sem data de lançamento prevista
  • Sem preço definido
__________________________________________________________________________________
Ainda não há previsão de lançamento para o Project Morpheus, que deverá ganhar um nome comercial até chegar às lojas. Mais detalhes sobre o aparelho devem ser anunciados pela Sony na E3, que acontece em junho deste ano.
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário