sábado, 19 de abril de 2014

ESPECIAL - Tomb Raider


Lara Croft renasce, novamente, em um jogo épico
 

Não é a primeira vez que a série Tomb Raider sofre uma mudança radical, atualizando-se e se adequando ao tempo atual, introduzindo novos gráficos,  jogabilidade e tema. A primeira grande mudança veio com Tomb Raider: Legend, que foi lançado para a Playstation 2, PSP, Xbox, Xbox 360, PC, Gamecube, Nintendo DS e Game Boy Advance. Legend também teve uma versão para o PlayStation 3, incluído na coleção Tomb Raider Trilogy lançado em março de 2011 e foi remasterizado em HD. Legend marcou o recomeço da famosa série, com gráficos dignos e um bom enredo o game fez bastante sucesso. Mais tarde com a chegada de uma nova geração de consoles (PS3 e Xbox 360) a série precisou se reinventar mais uma vez para poder concorrer contra outros jogos do gênero, como Uncharted. O resultado foi um novo Tomb Raider inesquecível, grandioso, cheio de ação e com uma aventura digna de Lara Croft. Melhor do que esperávamos!

Uma nova saqueadora de tumbas: Tomb Raider é um  jogo de vídeo game de ação e aventura, sendo o décimo titulo da série Tomb Raider e o quinto produzido pela Crystal Dynamics. Foi publicado pela Square Enix em 5 de Março de 2013 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O primeiro de uma nova série, o jogo foi desenvolvido para não fornecer nenhuma correlação com os lançamentos anteriores da série, sendo um reinicio que dá ênfase às origens da famosa personagem principal, Lara Croft. A história decorre em Yamatai, uma ilha onde a protagonista e os seus amigos naufragaram. Lara deve salvá-los e escapar de um culto maligno, além de ter de lutar contra os perigos naturais da ilha. A jogabilidade foca-se mais na sobrevivência e na ação, embora também se possa usar a exploração para conhecer Yamatai, revisitando locais, ou tentando completar missões secundárias, como as tumbas de desafio opcionais.

Depois do lançamento de Tomb Raider: Underworld em 2008, a Crystal Dynamics começou imediatamente a produção de Tomb Raider. Ao invés de criar uma sequência direta, a equipa decidiu dar um novo recomeço à série, estabelecendo as origens da personagem principal pela segunda vez, depois de Tomb Raider: Legend. É o primeiro jogo da série que inclui um modo multiplayer e o primeiro a ser publicado pela Square Enix, depois desta ter adquirido a Eidos Interactive em 2009. Camilla Luddington faz a voz de Lara, substituindo Keeley Hawes. Também é o primeiro game da série que tem uma classificação "M" (inadequado a menores de 17 anos) pela Entertainment Software Rating Board (ESRB) e "18" (inadequado a menores de 18 anos) pela Pan European Game Information (PEGI).


O lançamento do jogo foi marcado para o final de 2012, mas foi adiado  para Março de 2013, o que  criou muita expectativa por parte dos fãs. Tomb Raider recebeu criticas muito positivas, as análises elogiaram muito os gráficos, a jogabilidade, o desempenho de Luddington como Lara e a história. No entanto a inclusão de um modo multiplayer foi a principal fonte de criticas negativas. O jogo foi um sucesso comercial, vendeu cerca de um milhão de cópias nas primeiras 48 horas e mais de 4 milhões no total. Tomb Raider também recebeu diversos prêmios incluindo "Melhor Jogo de Ação/Aventura" para Xbox 360 e PC, atribuído pela IGN. Uma versão atualizada, a Definitive Edition, com gráficos melhorados e todos os conteúdos adicionais será lançada em 2014 para PlayStation 4 e Xbox One.

Jogabilidade: Tomb Raider se passa em mundo semi-aberto e que combina ação e aventura, plataformas, exploração, elementos de RPG e mecanismos de sobrevivência, em uma perspectiva de terceira pessoa. O jogador assume o controle da personagem principal, Lara Croft. O jogador pode atravessar entre os acampamentos e percorrer toda a ilha usando tirolesas improvisadas. Muitos dos movimentos de Lara são semelhantes a dos jogos anteriores, criados pela Crystal Dynamics, mas com alguns ajustes adicionais, tais como a incorporação de elementos de furtividade. Há Quick time events  em intervalos regulares durante todo o jogo, muitas vezes aparecendo em pontos cruciais para o enredo, como no inicio, onde Lara tem de extrair um pedaço de metal do corpo e depois escapar de uma caverna em colapso.


O combate do jogo tem vários dos elementos que existem na série Uncharted. O jogador tem a capacidade de apontar livremente o arco de Lara e as armas de fogo que ela vai recolhendo, envolver-se em combates corpo-a-corpo e realizar mortes furtivas. O jogador também tem usa o "Instinto de Sobrevivência" (Survival Instinct), um modo onde os inimigos, os objetos interativos e os puzzles se destacam visualmente. Tomb Raider também incorpora elementos de RPG: à medida que o jogador vai progredindo no jogo, vai ganhando pontos de experiência (XP), quando realiza certas ações, como completar desafios no jogo relacionados a caça, exploração e combate: tal permite que as competências e habilidades de Lara Croft possam ser atualizadas de forma específica, como por exemplo, dando-lhe maior capacidade de armazenamento para flechas e munições. O jogador também podem melhorar e personalizar as armas. Há também um mecanismo de progressão do personagem no jogo. Melhores itens, armas e equipamentos são adquiridos enquanto o jogador progride, embora o aparecimento da maioria desses itens está intimamente ligada aos acontecimentos da história. Karl Stewart disse que a história dura entre 12 e 15 horas. Junto com a história principal, os jogadores têm a oportunidade de fazer várias missões secundárias, como encontrar tumbas secretas, explorar a ilha e revisitar locais.

A novo Lara: Lara Croft é uma jovem ambiciosa, recentemente graduada em arqueologia cujas teorias sobre a localização do reino perdido de Yamatai convenceram a família Nishimura, descendentes do povo de Yamatai, a financiar uma expedição em busca do reino. A expedição é liderada pelo Dr. James Whitman, um arqueólogo que vive tempos difíceis e está desesperado para evitar a falência, e é acompanhada por Conrad Roth, um fuzileiro naval que virou aventureiro e amigo íntimo da família Croft que atua como mentor de Lara. Samantha "Sam" Nishimura, amiga de Lara e representante da família Nishimura que filma a expedição para um documentário. Joslyn Reyes, uma mecânica céptica e temperamental e mãe solteira. Jonah Maiava, um pescador imponente que está disposto a acreditar na existência do paranormal e esotérico; Angus "Grim" Grimaldi, natural de Glasgow e timoneiro do navio Endurance e Alex Weiss, um cara meio bobo especialista em electrónica.

Cenário: O jogo todo se em Yamatai, uma ilha no Triângulo do Dragão ao largo da costa do Japão. A ilha e o reino que lá existiu, está envolta em mistério, dada a sua reputação de tempestades terríveis e naufrágios que assolam o seu litoral. Yamatai já foi governada por uma rainha chamada Himiko, conhecida pelo título honorífico de "Rainha do Sol", que segundo a lenda foi abençoada com poderes xamânicos que lhe permitia controlar o tempo. Muito pouco se sabe sobre a história de Yamatai desde a morte de Himiko. Ao explorar a ilha, o jogador descobre, entre outras coisas, que comerciantes portugueses, os Marines dos Estados Unidos e um projecto de militares japoneses foram todos presos em Yamatai em vários pontos ao longo da história. No início do jogo, a ilha é habitada exclusivamente pela Irmandade Solarii, uma seita violenta de criminosos, mercenários e sobreviventes de um naufrágio. A Irmandade criou a sua própria sociedade baseada na adoração de Himiko, completo com uma estrutura e leis sociais, com a sua finalidade e intenções a ser exploradas ao longo da história.

Enredo: Tomb Raider explora a intensa e enérgica história da origem de Lara Croft e a sua ascendência de uma jovem assustada até uma sobrevivente de forte instinto. Em busca de aventura, Lara parte para uma viagem à bordo do navio Endurance, comandado por Conrad Roth (seu mentor e antigo amigo de seu pai), em direção ao Mar do Diabo, leste do Japão. Mas uma violenta e misteriosa tempestade atinge o navio, fazendo com que ele se destrua e encalhe nas praias da ilha. Assim que Lara acorda, se encontra pendurada de cabeça para baixo em uma caverna de rituais sagrados. Ao se soltar, Lara perfura sua barriga, prova de que os dias seguintes serão dolorosos. Ao fugir da caverna, Lara descobre que a ilha é habitada por animais selvagens e por mercenários que estão presos na ilha à anos. Ao encontrar a bolsa de sua melhor amiga, Samantha "Sam", Lara encontra um walkie talkie, e a câmera que Sam usava para fazer um documentário sobre a viagem. Ao seguir adiante na ilha, ela encontra um barco salva-vidas e descobre que a tripulação do Endurance sobreviveu ao naufrágio. Quando finalmente encontra um acampamento improvisado, Lara assiste aos vídeos feitos por Sam, e revela que Lara trouxe a tripulação e seus amigos à ilha, e se sente culpada por isso. Uma das coisas que agradou os críticos, foi a humanização de Lara, por exemplo, quando ela começa a sentir os efeitos da desidratação e da fome. Lara sai para procurar comida e encontra um corpo pendurado de uma mulher, e vê um arco em suas costas. Ao pegar o arco, Lara consegue matar um veado, e voltar para o acampamento. O jogo seque com Lara buscando seus amigos, sobrevivendo as condições do ambiente, lutando contra inimigos e procurando um jeito de escapar da ilha.
__________________________________________________________________________________

Definitive Edition

A Definitive Edition, uma versão atualizada com gráficos melhorados e com todos os conteúdos adicionais (DLC), foi lançada
em 2014 para PlayStation 4 e Xbox One. A framerate dessa versão está desbloqueada no PlayStation 4, variando de 32 até 60fps (média de 53.36fps). A versão para Xbox One está travada em 30fps (média de 29.98fps). Ambas as versões têm uma resolução de 1080p. A Definitive Edition foi bem recebida por parte da crítica, com uma média de 85 pontos no site Metacritic no PlayStation 4 e 86 pontos no Xbox One. Com boas vendas, a versão para PlayStation 4 estreou-se em primeiro lugar nas tabelas de vendas do Reino Unido, representando 69% das unidades vendidas, contra 31% da versão para Xbox One.
__________________________________________________________________________________

Vendas: Tomb Raider vendeu mais de um milhão de cópias nas primeiras 48 horas após o lançamento. No Reino Unido, estreou-se no #1 nas tabelas de vendas, tornando-se no maior lançamento naquele território em 2013, superando Aliens: Colonial Marines, antes de ser ultrapassado por Grand Theft Auto V. O jogo criou um novo recorde para a série, duplicando as vendas iniciais de Tomb Raider: Legend. Para mais, as versões Xbox 360 e PlayStation 3 bateram recordes de vendas na primeira semana para um jogo da série, um recorde que Tomb Raider: The Angel of Darkness detinha. Também se colocou em #1 nas tabelas de vendas da França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega e Estados Unidos. Nos Estados Unidos, Tomb Raider foi o segundo titulo mais vendido de Março, atrás de BioShock Infinite, excluindo as vendas digitais. No Japão, o jogo estreou-se nas tabelas em #4 com 35,250 unidades vendidas.


Controvérsia: Durante uma entrevista à Kotaku, o produtor executivo Ron Rosenberg afirmou que durante o jogo, Lara Croft "é feita prisioneira por ladrões na ilha. Eles tentam violá-la." Rapidamente esta afirmação causou consternação e controvérsia. O designer Darrell Gallagher acabou por negar essa afirmação, dizendo que um "dos momentos chave de Lara no jogo, que foi incorretamente interpretada como "tentativa de estupro" é uma cena onde esta é forçada a matar outro humano pela primeira vez. Nesta seleção particular, enquanto existe um ar sombrio e de drama na sequência, nunca irá além do que aquilo que já foi publicado. Assédio sexual de qualquer tipo, não é categoricamente nenhum dos temas que estará presente neste jogo. Pouco depois, voltou a haver controvérsia em volta da figura da mulher nos videojogos, de novo com outro titulo da Square Enix, Hitman: Absolution.

O director criativo Noah Hughes resaltou mais tarde "queremos criar algo mais emocional, para as pessoas entrarem no ponto de vista da Lara [...] Queremos que entre nela, que se preocupem, dentro do papel dela e que este seja um momento intenso visto do ponto de vista dela, e nunca de um ponto de vista exterior."

Comentário: Lara Croft sempre foi vista como a grande musa dos games, em Tomb Raider descobrimos sobre as origens da heroína e descobrir o que aconteceu com a jovem arqueóloga para que ela se transformasse em uma das maiores aventureiras da história dos vídeo games. A proposta da Crystal Dynamics foi exatamente apresentar um novo começo para a personagem a fim de deixá-la mais humana. Perdida em uma ilha no meio do Pacífico, a protagonista terá de se virar com os poucos recursos existentes para sobreviver aos perigos que o lugar oferece. Com este novo game, a Crystal Dynamics fez Lara renascer das cinzas de forma brilhante. Agora temos uma personagem consistente, rica em emoções e de personalidade forte e marcante. Tomb Raider é um game que mostra o sofrimento e crescimento de uma heroína de verdade. Você se apega a Lara de uma forma que não imaginava ser possível. O jogo é bastante variado, com bastante exploração e combates emocionantes, os cenários ricos em detalhes, as mecânicas de jogo divertidas. No entanto, o modo multiplayer é dispensável e não agrada. Este é o Tomb Raider que sonhamos a muito temo. E com identidade própria. Não é uma cópia de Uncharted, como se temiam, e em muitos momentos a aventura de Lara supera a de Drake. É muito bom jogar com Lara novamente, controlar a moça é muito divertido e seus movimentos fluem muito bem. O jogo é bastante sombrio e maduro. A ação é uma das melhores partes do jogo, o efeito e som dos disparos das armas são ótimos.

Pontos positivos: Gráficos lindos, cenários muito bem feitos e com detalhes primorosos. Designe de bom gosto. Jogabilidade fluida. Variedade de objetivos e coisas para se fazer. Lara é uma heroína arrasadora, humana. Enredo muito bom. Elementos de RPG. Etc.

Pontos Negativos: Caçar animais é dispensável, não é necessário. Multiplayer dispensável também, e bastante fraco. Algumas cenas são exageradas demais, mas nada que estrague a aventura.


A evolução de Lara Croft


__________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: Crystal Dinamics
    Publicado por: Square Enix
    Diretores:
Cory Barlog, Noah Hughes
    Produtor: Samuel Thompson
    Motor Gráfico: Naughty Dog Engine, Havok (física)
    Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360 e PC
    Data de Lançamento: 5 de março de 2013
    Gênero: Sobrevivência, ação-aventura, jogo na terceira pessoa
    Modos de jogo: Um jogador, multiplayer
    Classificação: Inadequado para menores de 18 anos (Brasil)
    Inadequado para menores de 17 anos (América do Norte)
    Inadequado para menores de 18 anos (Europa)
    Midías: Disco óptico, distribui
çao digital
__________________________________________________________________________________
Confira o Trailer:

Site Oficial: http://www.tombraider.com

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário