segunda-feira, 12 de maio de 2014

ESPECIAL - Bioshock Infinite


Enredo mirabolante combinado a um FPS épico

Sem dúvida, o melhor de Bioshock Infinite é seu enredo incrível, critativo, cheio de personagens carismáticos e de ficção científica das boas. Tudo isso sem perder o charme que a série Bioshock tem. E ainda combinado a um game de tiro recheado de ação frenética. Mas, muitos jogadores se perderem no meio da complexidade do enredo e não entenderam boa parte dos eventos (principalmente o final). Não tema! com TGD não há problema! vamos ajuda-lo a compreender melhor várias partes da trama (bem, vamos tentar). E vamos lá! Bioshock Infinite  é um jogo de vídeo game do generô tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Irrational Games e publicado pela 2K Games. Anteriormente conhecido como "Projeto Icarus" quando em fase de desenvolvimento. Foi lançado mundialmente para PC , PlayStation 3 e Xbox 360 em 26 de março de 2013. Infinite é o terceiro game da série BioShock, e embora não seja imediatamente parte da história dos jogos anteriores ele apresenta conceitos de design e jogabilidade semelhante muito semelhantes aos games que o antecederam. O Conceito e definição do jogo foram desenvolvidos pelo diretor criativo da Irrational Games, Ken Levine, que inspirou-se em acontecimentos históricos na virada do século 20, como o movimento Occupy.

Situado em 1912, durante o crescimento do excepcionalismo americano, o jogo tem como protagonista o agente Booker DeWitt, enviado para a cidade flutuante de Columbia com a missão de encontrar uma jovem garota chamada Elizabeth, que foi mantida em cativeiro na maior parte de sua vida. Embora Booker tenha resgatado Elizabeth no decorrer do jogo, os dois se envolvem em um confronto de facções na cidade, são eles: os Nativistas, a Elite dos Fundadores que se esforçam para manter a cidade para americanos puros. O Vox Populli, rebeldes representando as pessoas comuns lutando pela igualdade. Durante este conflito, Booker descobre que Elizabeth possui estranhos poderes, ela pode manipular fendas no espaço-tempo presentes na cidade de Columbia, ele também descobre que ela é a peça central para os segredos da cidade.

Elizabeth
O jogador controla Booker durante todo o jogo, Elizabeth o segue controlada pela inteligência artificial. Como nos jogos anteriores da série BioShock, o jogador deve usar de diversas armas de fogo, além de uma espécie de gancho e de poderes sobrenaturais concedidos através de Vigores (que funcionam como os Plasmids). Os Poderes de Elizabeth também podem ser usados para ajudar a combater as forças hostis. Em contraste com os espaços limitados da cidade subaquática de Rapture dos outros Bioshock, a cidade de Columbia esta ao ar livre e entrega mais desafios de combate, incluindo lutas que acontecem a bordo do Sky-Line, uma espécie de trilho de trem suspenso no ar. Há um conteúdo para download (DLC) chamado Burial at Sea, que acrescenta trechos a história e desafios extras. BioShock Infinite ganhou mais de 85 prêmios em seu pré-lançamento na exibição ocorrida na E3 2011, incluindo o Best of Show do Critics Game Awards. Após o lançamento, o jogo foi aclamado pelos críticos, que particularmente elogiaram sua história, cenário e estética visual. Seus temas envolvendo crenças políticas e religiosas, bem como o uso de imagens excessivamente violentas geraram muita controvérsia. BioShock Infinite vendeu mais de 3,7 milhões de cópias no varejo nos primeiros dois meses de seu lançamento, e desde então vendeu mais de 4 milhões de cópias em geral.

Booker
Sobre o Enredo: BioShock Infinite se passa durante 1912, localizado em Columbia, uma cidade fictícia estilo Steampunk suspensa no ar por meio de uma tecnologia chamada de "levitação quântica", dirigíveis gigantes e balões. Columbia é uma cidade utópica cheia de vida, cor e alegria… ou pelo menos assim parece. Tudo tem o seu porem, e enquanto se passa pelos belos cenários, há vários NPCs contentes ou interessantes ao longo da jornada, também descobrimos ao longo do caminho um lado sombrio desta cidade que recria a “era excepcional” dos Estados Unidos da América. Temas maduros como a descriminação racial, sexismo e religião estão expostos no jogo de uma maneira bastante frontal e de forma convincente, que tanto pode chocar como impressionar. Durante os acontecimentos do jogo, as tensões raciais aumentaram até o ponto onde Columbia está à beira de uma guerra civil, travada entre os governantes "Fundadores" e o insurgente "Vox Populi", duas facções com ideologias opostas. Os Fundadores são a facção política que prevalece na cidade, eles são racistas ultranacionalistas que mantiveram o poder e controle sobre Columbia, e procuram manter Columbia puramente para cidadões brancos americanos, negando a estrangeiros seus diveros privilégios.

Os Vigores de Bioshock Infinite
O Vox Populi (latim para "voz do povo") são um grupo de resistência oposta aos ultra-nacionalistas. Formou-se a partir de vários grupos com ideologias semelhantes, eles lutam para tomar o controle e restaurar os direitos de cidadania colombiana para as pessoas de todas as raças e religiões. No entanto, anos de lutas amargas têm impulsionado o Vox Populi em direção a oposição com um tremendo ódio cego, resultando em métodos mais violentos e brutais. Além da disputa interna, Columbia é devastada por "Tears" (fendas) no tecido do espaço-tempo. Sendo elas o resultado de experimentos científicos do passado, essas fendas se revelam passagens para universos alternativos, e também permitem a interação com eles. Enquanto a maioria dos cidadãos colombianos consideram estas fendas como meras curiosidades, algumas pessoas têm explorado a visão oferecida por elas para criar radicalmente novas armas e tecnologias, enquanto outros copiaram músicas futuristas, baseando-se em canções ouvidas a partir das fendas, trazendo elementos anacrônicos para o ano de 1912.
__________________________________________________________________________________
Personagens importantes:
Booker DeWitt

Booker DeWitt (Troy Baker) é o protagonista controlado pelo jogador. Ele é um desonrado ex-agente da Agência Nacional de Detetives Pinkerton. Como um soldado no 7º Regimento de Cavalaria, ele havia realizado atos brutais contra os índios nativos americanos na batalha de Wounded Knee para defender sua própria honra. Esses atos o deixaram traumatizado, levando a bebida excessiva e jogos de azar. Foi-lhe dada a oportunidade de ser batizado e assim recomeçar uma nova vida, mas ele negou firmemente, pois não acreditava no batismo como forma de redenção. Ele foi posteriormente demitido devido seu comportamento que ultrapassava os limites aceitáveis ​​na Agência. Ele continua a trabalhar como investigador particular em Nova York, referindo-se a si mesmo como um " trabalhador independente ". Externamente, ele pouco se importa com o extraordinário e sobrenatural, desde que não interfira com a sua capacidade de fazer o seu trabalho. Internamente, ele é perturbado tanto por seu papel nos eventos em Wounded Knee, quando por  visões de uma Nova York sendo destruída,  atacada do ar. Booker é cético em relação a fé, ele não aceita a ideia de que pode ser absolvido de seus pecados ao abraçar a religião, pois ele considera seus pecados tão extremos, que exigem uma  uma penitência ao invés de perdão.

Elizabeth
 
Elizabeth (Courtnee Draper) é uma jovem que foi mantida em cativeiro em Columbia desde criança. Ela se mostra inteligente, por ter passado a maior parte de sua vida lendo e estudando uma ampla variedade de assuntos como geografia, medicina e física, enquanto a aquisição de habilidades mais práticas na forma de criptografia e lock-picking (abrir fechaduras). Ela também tem a capacidade de perceber e interagir com as fendas dimensionais em Columbia. Ela usa um dedal no lugar da ponta de seu dedo mindinho, que foi cortado, mas ela não se lembra de como isso aconteceu. Uma enorme criatura alada chamada "Song Bird" é responsável pelo confinamento de Elizabeth dentro de Columbia, Song bird é tanto seu amigo como protetor de Elizabeth. Ele se assemelha a um Big Daddy dos outros Bioshock.

Zachary Hale Comstock
 
"Pai" Zachary Hale Comstock (Kiff VandenHeuvel) serve como o principal antagonista da história. No decorrer do game, descobre-se que ele é uma versão alternativa de Booker DeWitt, que surgiu em uma realidade onde Booker aceitou o batismo depois da batalha de Wounded Knee, encontrou a fé na religião, e rebatizou-se como Comstock. Alegando ter recebido uma visão de futuro a partir de um arcanjo, Comstock se tornou um fanático religioso que fundou Columbia e é  reverenciado como "O Profeta". Comstock criou uma religião em que Ken Levine (diretor criativo da Irrational Games) descreve como um híbrido do cristianismo e da adoração dos fundadores como figuras religiosas. Sob sua liderança, Columbia tornou-se um terreno fértil para atitudes racistas e sexistas, com grupos minoritários sujeitos a apreensão de bens, cárcere privado e trabalho penal, tortura e execução sumária.  Comstock afirma que Elizabeth é sua filha, nasceu milagrosamente de sua falecida esposa , Lady Comstock, depois de apenas sete dias no útero , e que ela é "O Cordeiro" que levará Columbia ao futuro. Mais tarde se descobre que ele havia se tornado estéril a partir da tecnologia utilizada pelos gêmeos Lutece, e a tomar Anna DeWitt, filha de Booker, a partir de uma outra realidade para se tornar Elizabeth e seu herdeiro genético de Columbia. Em seguida, ele matou a mulher e tentou matar os gêmeos Lutece para esconder essa conspiração.
__________________________________________________________________________________ Entenda melhor o enredo, contem SPOILER!

Em uma das realidades, Booker DeWitt, tendo ciência de seus erros e não conseguindo conviver com os mesmos, ele decide buscar ajuda espiritual para aliviar seu fardo. Durante seu batismo ele se transforma completamente em um novo homem com outro nome, Comstock, decidido a criar uma nova história, deixando suas dores ali no rio onde havia sido batizado. Parte de sua culpa ainda restou, mas esse novo homem decidiu racionalizar seu pensar através de uma religiosidade distorcida: índios, negros e orientais não mereciam a graça divina, são seres espiritualmente mais baixos que não devem receber o mesmo tratamento que é dado aos brancos. Esse foi o conceito que ele criou em sua cabeça para mascarar o remorso pelo que havia feito e o estopim para seu desejo de criar uma cidade renovada onde tudo estaria de acordo com essa visão.

Os "irmãos" Lutece
Com a ajuda de uma mulher renomada no campo da Física Quântica, Rosalind Lutece, ele conseguiu criar tal projeto nos céus, cenário mais que adequado para os justos aos seus olhos. Entretanto, nada é perfeito. Ele precisava de mão de obra pesada para tocar tudo que estava sendo construído, se vendo obrigado a permitir a migração de pessoas de outras raças para Columbia com a promessa de trabalho. Entretanto, ao se depararem com condições de vida cada vez piores, e cada vez menos trabalho quando as coisas foram se completando, algumas dessas pessoas se rebelaram contra o sistema. Para manter as coisas nos eixos e gerar certo domínio sobre seu povo com um status de profeta, mantendo assim sua credibilidade contra os rebeldes, Comstock usou uma máquina criada por Rosalind que permitia ter visões do que parecia ser o passado e o futuro. Isso deu certo por um tempo e Comstock atingiu o patamar que pretendia atingir se passando por um profeta. A máquina continuou a ser usada para diversos propósitos. Finkerton, por exemplo, consegue muitos de seus empreendimentos observando uma bióloga em outra realidade. Mas Comstock, em particular, ficou obcecado pela máquina, usando-a constantemente.


Ao olhar para o que achava ser seu futuro, viu uma suposta filha dele destruindo a Sodoma que considerava ser o mundo abaixo (visão que Booker de uma Nova York Destruída). Tentou, portanto, gerar uma criança com sua esposa para concretizar aquela visão. Isso não foi possível, pois a máquina o havia deixado estéril. Recorreu à Rosalind, portanto, para resolver seu problema e lhe arrumar uma criança que fosse dele. Rosalind continuou a estudar a máquina e sabia que ela não era algo tão simples assim. Não era uma simples questão de tempo, mas de versões do tempo, algo que ela provou ao encontrar e trazer para seu mundo uma versão masculina dela mesma, chamada Robert, fazendo-o passar por seu irmão. Entendendo que se tratavam de realidades alternativas e não apenas de espaço-tempo, Rosalind e Robert olharam através das realidades. Conseguiram encontrar uma onde Comstock continuava a ser Booker, por não ter aceitado o batismo,  e se afundava em bebidas e jogo para apagar a sua culpa. Nessa realidade ele tinha uma filha chamada Anna, a qual de certa forma, ainda era do mesmo sangue que Comstock. Usaram a máquina para ir até a outra realidade e comprar a menina de Booker, prometendo liquidar suas dívidas.

A filha que ele trouxe demonstra grande instabilidade, pelo fato de ter deixado parte dela em outra realidade (seu dedo mindinho), algo que possibilita a ela o mesmo poder da máquina de Rosalind. Comstock decide conter esse poder, e simplesmente aguardar, sabendo que o que ele havia visto se tornaria verdade um dia.
Mesmo assim ele continua a usar a máquina, observando o Booker decadente que ele deixou para trás sem sua filha. Ele sabe de detalhes desse Booker, inclusive da marca que fez em sua própria mão “AD”, em penitência pela perda de sua filha Anna DeWitt. Ao longo dos anos, percebendo exatamente o que havia feito e como havia mudado drasticamente uma realidade (assim como quando ele tinha ido para Columbia), Robert Lutece decidiu apagar seu erro, ajudando Booker a reaver sua filha. Isso foi descoberto por Comstock, que decidiu matar os dois irmãos usando a máquina, sabotando-a e fazendo parecer um acidente.

Entretanto, isso não os matou, acabando por desencadear um desequilíbrio através de infinitas realidades, tornando os Lutece seres atemporais que conseguem se mover a bel prazer através das realidades. Usando isso a ser favor, eles trouxeram o mesmo Booker do qual roubaram a filha para arrumar o erro dos irmãos. Com medo que os Lutece pudessem alcançar seu objetivo e trazer Booker para o mundo dele, Comstock cria uma imagem da existência de um falso profeta na mente dos cidadãos de Columbia, tendo em mente o Booker que ele havia visto usando a máquina. Os eventos do jogo acontecem. A Elizabeth da realidade onde ela destrói o mundo, mais esclarecida e estudada, entende todo esse contexto e explica tudo para a Elizabeth do “presente” na carta que ela dá a Booker no fim do jogo. Entendendo que, ao matar Booker no momento em que ele aceitaria o batismo, ela teria a chance de acabar com todas as realidades onde ele vira Comstock. Deixando ao menos uma onde Booker e Anna fiquem felizes e juntos, ela escolhe afoga-lo, sacrificando-se junto com ele.

Comentário: Mesmo com legendas em português, e mesmo de depois de ler a respeito, Bioshock Infinite pode ser um game difícil de compreender. Muito do que acontece no enredo, é dado de tal forma a fazer o jogador tirar suas próprias conclusões e formular suas próprias teorias. Esse é o charme de  Bioshock Infinite, além de ser um ótimo FPS. Deixando a história de lado e falando agora sobre o game como FPS, Bioshock tem todas as características dos seus antecessores melhoradas, os gráficos são muito bonitos mas a versão de PS3 sofre com algumas texturas em baixa resolução e serrilhados (nada que atrapalhe muito). Os vigores são como os Plasmids, e são bastante diversificados e úteis nos combates. A variedade de armas é boa, mesmo se limitando aos tipos tradicionais deste tipo de jogo (pistola, shotgun, metralhadora e lança-foguetes entre outras). Um dos grandes diferenciais é o Sky-line, que deixa o combate emocionante e frenético. A variedade de inimigos é boa, e oferecem um desafio bastante adequado, sem exageros. Esta longe de ser o melhor jogo do Gênero, mas com certeza é o melhor game da série, indispensável para os fãs.

Pontos Positivos: Gráficos, design e ambientação exelentes. Variedade nos combates, uso de poderes e combinações de táticas. Enredo primoroso, um dos melhores já feitos para um game. Desafio intenso e emocionante. Personagens carismáticos e reviravoltas surpreendentes. Elizabeth se vira muito bem e ajuda constantemente, é incrível como ela é sagaz e não atrapalha em praticamente nada durante o jogo todo. Ótima trilha sonora.

Pontos Negativos: Algumas texturas feias na versão para PS3. O jogo é bastante linear, não há como explorar a cidade de forma livre. Não há modo multiplayer, o que de certo modo, não é exatamente um ponto negativo já que o foco do game ficou na bela história. O game é bastante violento apesar do designe levemente caricato.

__________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: Irrational GAmes
    Publicado por: 2K Games
    Designer e Escritor:
Ken Levine
    Compositor: Garry Schyman
    Motor Gráfico: Unreal Engine 3 (modificado)
    Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360 e PC
    Data de Lançamento: 25 de março de 2013
    Gênero: Tiro em primeira pessoa
    Modos de jogo: Um jogador
    Midías: Disco óptico, distribui
çao digital
__________________________________________________________________________________
Confira o Trailer:



Fontes: http://www.gamesfoda.net , https://pt.wikipedia.org E realidades alternativas.

Site Oficial: www.bioshockinfinite.com

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário