sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Shift 2: Unleashed


A adrenalina que faltava nos simuladores de corrida

Ao longo das eras, o nome Need for Speed se tornou um sinônimo de jogo de corrida. Sua essência era em maioria voltado para jogabilidade arcade, perseguições policiais, carros modificados entre outras peculiaridades que dão vida ao jeito NFS de ser. Enquanto do outro lado dos games de corrida, Gran Turismo e Forza Motorsport reinam supremos dentre os simuladores, jogos casca grossa feitos para amantes do auto mobilismo. Mas será que Need for Speed teria uma vaga entre os jogos que tentam simular corridas da maneira mais realista possível? tem sim!.


Shift 2: Unleashed, que anteriormente seria chamado de Need for Speed: Shift 2, é um jogo de corrida estilo simulador desenvolvido pela Slightly Mad Studios e publicado pela Eletronic Arts. É uma sequência direta do jogo de 2009 Need for Speed: Shift, e amplia todas as características de seu antecessor. Inclui 145 caros de mais de 37 fabricantes, 36 pistas, e vários modos de corrida. Algumas das novidades mais relevantes são: Câmera interna que projeta a visão de dentro do capacete, corridas noturnas e o serviço de Autolog (que permite ao jogador comparar sua performance com outros jogadores entre outras coisas). Ficou tão distante do "jeito Need for Speed" de ser que o nome Shift se tornou o principal.


Comentário: Esse jogo é bastante diferente dos Need for Speed mais conhecidos, é recomendado em suma para gamers que curtem jogos estilo Gran Turismo, aquele tipo de jogo em que você precisa saber a hora certa de freiar, reduzir marcha, acelerar, subir marcha etc. Pode não servir para pessoas impacientes. O modo de carreira é super interessante, você recebe pontos de experiência por cumprir certas pericias, como fazer a curva de forma perfeita ou quebrar recordes. A variedade de competições é grande, tais como competições de Drift, corridas de Muscle Car, corridas de carros antigos, corridas de longa duração e competições em circuito. O ápice do desafio esta na GT1 World Championship.

Comparemos Shit 2 com jogos da série Gran Turismo. A diferença esta na adrenalina que as corridas proporcionam. Cada corrida é única, cada volta é única. Em GT, os adversários seguem sempre os mesmos caminhos, como se estivessem sobre trilhos, não proporcionam uma sensação "humana" nas ultrapassagens, algo que fica monótono com o passar do tempo. Já em Shift tudo pode acontecer, tudo mesmo! é incrível como cada volta exige do jogador o máximo de si. Os oponentes se comportam de maneira realista, são ameaçadores, ariscam varias vezes, forçam a passagem, te jogam para fora da pista se necessário.


Além da inteligência artificial ser muito bem trabalhada, a sensação de velocidade é ótima, o efeito blur que fica na tela é incrível. A física da corrida é muito bem representada, sem falar nos danos em tempo real super detalhados. Acelerar a mais de 250 Km por hora em um circuito dentro da cidade, é sensacional. E o som não deve nada, não há músicas durante a corrida e isso não incomoda nem um pouco, o barulho dos carros e do ambiente é impressionante (principalmente nos acidentes) fazem você entrar no clima da corrida. Jogue no Home theater, faz uma enorme diferença.

Os Gráficos são lindos, modelos super detalhados e variados. Seria ideal se rodasse em 1080p a 60 frames por segundo, mas infelizmente fica nos 720p. A variedade de carros é muito boa, não há carros "inúteis" com em Gran Turismo. A dificuldade do game é alta, principalmente para quem não esta acostumado com simuladores. Mas pode ser jogado sem problemas por jogadores menos experientes com o estilo, basta ativar os diversos recursos de Auxílio, como controle de tração, best line (linha que guia o carro na pista) e auxílio de frenagem. Em suma, um grande jogo de corrida. Não é perfeito, mas garante bons momentos (e acidente espetaculares). 

Pontos positivos: Jogabilidade ótima, boas respostas dos controles e simulação da física excelente. Boa variedade de carros e pistas. O esquema do Autolog é muito interessante. Boa variedade de desafios e competições.

Pontos negativos: Para ser ideal deveria rodar em Full HD 1080p. Faltou um multiplayer em tela dividida (multiplayer somente online).

Modo de jogo: Single player ou online até 16 jogadores simultâneos.

Lançamento: Março de 2011, para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Site oficial: www.needforspeed.com/shift-2-unleashed

Trailer:
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário