segunda-feira, 9 de setembro de 2013

The Legend of Dragoon


Um dos grandes RPGs do PlayStation 1 

The Legend of Dragoon é um jogo de RPG desenvolvido pela Sony Computer Entertaiment e lançado para PlayStation 1 em 1999. O jogo é dividido em 4 CDs, o que significa que é bastante longo, e fez um grande sucesso na época. É um RPG bastante tradicional, com sistema de batalha por turnos e longos diálogos entre os personagens.

História: O enredo gira em torno de Dart, um jovem guerreiro que quando criança, teve seus pais mortos por uma criatura conhecida como Black Monster, que também destruiu sua vila natal. Dart foi criado na vila de Seles, onde treinou para ser tornar um Guerreiro e ao completar 18 anos, saiu para caçar a criatura e vingar seus pais. Cinco anos depois, ele fica sabendo da guerra entre os reinos de Basil e Sandora, e preocupado volta para Seles, e encontra a cidade em ruínas. Os sobreviventes contam que os soldados levaram Shana, amiga de infância de Dart, que parte para a Helena Prision para resgata-la. Lá ele conhece Sir Lavits, um cavaleiro de Basil que veio resgatar dois de seus soldados, os dois então unem forças e conseguem salvar Shana. A partir deste momento, os três começam uma jornada, onde irão descobrir os poderes das Dragoon Spirits e que por trás desta guerra esta algo bem maior, o que pode significar a destruição do mundo.



Há mais de 10 mil anos atrás,  a raça dos Winglies, governada por Melbu Frahma, dominavam sobre todas as espécies do planeta, incluindo os humanos. E mesmo sendo a maioria, os humanos não podiam lutar contra os Winglies, mas ansiavam por liberdade.

A campanha em prol da liberdade humana foi iniciada pelo imperador Diaz. Para lutarem contra os Winglies, foram criadas sete armaduras Dragoon, dadas a sete guerreiros (Zieg, Rose, Shirley, Belzac, kanzas, Syuveil e Damia). Cada cavaleiro Dragoon possuía um poder fundamenta e um Dragão Vassalo. Quando os Winglies souberam, criaram criaturas mágicas denominadas Virages para lutarem contra os Dragoons. E a guerra se iniciou, e foi dividida em cinco grandes batalhas mencionadas durante o jogo, as batalhas foram: 
  • A batalha de Vellweb: batalha onde os winglies assaltaram a capital humana, com o fim de controlar a cidade do nascimento da rebelião. Os seres humanos ganharam a vitória, mas a maioria de Vellweb necessitou consertos importantes.
  • A batalha de Aglis: batalha em Aglis, a cidade da magia dos winglies. Em algum momento da guerra, foi atacada e afundada no mar.
  • A batalha de Zenebatos: batalha em Zenebatos, a cidade da lei dos winglies. Se acha que foram Zieg e Rose pessoalmente que tomaram a conquista desta cidade. Depois da conquista e marcha dos Dragoons, as criaturas mágicas da cidade puseram lei marcial.
  • A batalha de Mayfel: batalha em Mayfel, a cidade da morte. Os winglies atraíam as almas até esta cidade maldita. Os dragoons (Rose) a destruíram para que deixassem as almas em paz.
  • A batalha da cidade imperial Kadessa: foi a batalha decisiva da guerra. Aqui se finalizará a guerra.
Rose
O fim da guerra:  A vitória foi para os humanos, mas por um alto preço. Na última batalha, batalha em Kadessa, os cavalheiros Dragoons lutaram com força e mestria, mas não puderam evitar suas mortes. Shirley e Belzac, morreram a mãos de um Virage. Kanzas morreu em um ataque kamikaze contra outro Virage. De Damia e Syuveil não se diz como morreram. Zieg lutou contra Melbu Frahman, conseguindo cravar seu espada nele. Mas Melbu Frahman, antes de morrer, pôde transformar em pedra a Zieg, matando a este também. Rose, a única sobrevivente pôde fugir desta batalha com vida. E os humanos, agora estavam livres.

Jogando com Dart, você percorre pelo mundo do jogo reunindo outros Dragoons e diversas missões. Os gráficos são 3D pré-renderizado para o cenário e 3D em tempo real para os personagens e monstros. O sistema de batalha é bastante inovador e complexo, consiste em batalhas por turno. 
O sistema de batalha do jogo é baseado em Additions, elas consistem em ataques especiais que são executados apertando o botão X um certo número de vezes (de dois a sete) e num certo ritmo, a cada 20 vezes que a addition é usada, ela fica mais poderosa, sendo que ela atinge o nível máximo quando for usada 80 vezes e conforme você vai subindo de nível, novas additions vão aparecendo, com excepção da última que só aparece quando você elevar todas as outras ao nível máximo.

Dart
Obs.: Às vezes, quando você executa uma Addition, um quadrado vermelho substitui o azul, isto significa que o oponente vai tentar contra-atacar e se tiver êxito, a execução da Addition será cancelada e o personagem sofrerá dano, para impedir isso, quando o quadrado vermelho aparecer, você deverá apertar o botão círculo.

Não há muitas magias em The Legend of Dragoon, no modo normal você deve usar certos itens que equivalem a magias, alguns, quando usados, podem ter seu efeito aumentado apertando repetidamente o botão X, existem também as magias que podem ser usadas quando o personagem se transforma em Dragoon, neste modo o personagem também pode usar a Dragoon Addition, que é bem parecida com as Additions normais, mas neste modo só existe um.

A partir do momento em que um personagem ganha uma Dragoon Spirit, ele passa a poder se transformar em um Cavaleiro Dragoon, para isso ele deve encher a barra de SP (spirit points) executando Additions, a quantidade de SP recuperado varia com a Addition e quando a barra enche um nível (que pode variar de 1 até 5), o personagem pode se transformar, no modo Dragoon, cada ação executada pelo personagem gasta um nível da barra de SP e quando esse nível chegar a zero, o personagem volta para a forma normal. Ele também pode usar magias especiais quando transformado. As magias gastam uma certa porcentagem do MP do personagem.
Dart, Shana e Rose
Quando os três personagens estão com a barra de SP totalmente carregada, pode ser usado o comando "Special" que transforma todos em Dragoon de uma vez só, o personagem que usar este comando terá um aumento considerável no dano causado por suas magias, além de poder usar Dragoon Additions com um simples comando, sem precisar ficar apertando X. O jogo levou três anos para ser produzido com uma equipe de mais de 100 membros. Nos créditos finais de The Legend of Dragoon é revelada entre a equipe de desenvolvimento o nome da Polyphony Digital responsável pela cutscenes e cenas de computação gráfica no jogo.

Comentário: The Legend of Dragoon é um dos grandes RPGs clássicos do PlayStation 1. Possui gráficos lindos e super detalhados (para a época). Os cenários são um show aparte. Mas as vezes passam uma sensação estranha, como se o ângulo da câmera não fosse o certo. Os personagem são 3D em tempo real, e mesmo sendo muito bem feitos, deixam um pouco a desejar. As cenas em CG são exuberantes, cheias de ação e drama, e são muito impressionantes.

Lavitz
O sistema de batalha é inovador, mas com características bastante tradicionais dos RPG daquela época, algo que talvez incomode os jogadores atuais. Os monstros não aparecem no cenário, as batalhas acontecem aleatoriamente. Destaque para os ataques especiais do modo Dragoon, que são lindos de se ver. São muitos os monstros para serem combatidos, muitos deles com características marcantes, em especial, há um mostro que faz tempo voltar e o personagem perder a experiência retrocedendo o nível, deixando mais fraco a cada rodada. E sem esquecer da batalha épica contra o Divine Dragon.

A história é complexa e memorável, os personagens são bastante carismáticos. Um fator que atrapalhe talvez é a ausência de dublagem, algo típico dos RPGs daqueles tempos. Apesar das muitas atrações com o tempo as batalhas se tornam repetitivas e cansativas. Jogadores atuais, acostumados aos MMORPGs podem não ter paciência para jogar este jogo.


The Legend of Dragoon vendu 960.000 copias na América do norte mais de 280.000 no Japão. E mesmo sendo um RPG épico, foi deixado de lado. Mesmo com os muitos pedidos feitos pela internet, uma sequência jamais foi produzida. É uma pena.

Em 22 de Dezembro de 2010, a Sony lançou The Legend of Dragoon na PSN. A vesão Americana em 1 de Maio de 2012.

Pontos Positivos: Belos gráficos, cenários lindos, personagens marcantes, sistema de batalha interessante, belas cenas em computação gráfica, boa história.

Pontos Negativos: As batalhas ficam repetitivas depois de um tempo.

Modo de jogo: Single Player.

Lançamento: 1999 para PlayStation 1.

Site oficial: www.thelegendofdragoon.net/‎


confira a abertura:
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário