quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Driveclub, Opinião de quem jogou


Driveclub é um jogo injustiçado. Depois de tantos problemas com o lançamento, o jogo acabou sendo subestimado pela maioria dos gamers, o que é uma pena pois o jogo é muito competente e tem muitos pontos positivos. Anunciado em 2013, o jogo foi apresentando como sendo um game exclusivo que seria lançado junto ao PS4, com direito a uma versão (com menos conteúdo) grátis para assinantes da PlayStation Plus. Mas, o jogo foi adiado em mais de um ano e seu lançamento em Outubro de 2014 foi ainda mais problemático.

O adiantamento não foi o maior problema, mas sim a incapacidade de jogar online logo no lançamento. O jogo tem como premissa a criação de clubes e competições online, mas no primeiro dia praticamente ninguém consegui jogar online ou mesmo se conectar com os servidores para criar desafios. Foi muito frustrante para quem esperou tanto, e isso acabou tirando o brilho do jogo. Ainda sim, o jogo foi muito elogiado na parte técnica. Graficamente falando o game é uma obra de arte, não existe nenhum outro jogo que retrate carros com tanta fidelidade como em Driveclub. No modo de fotografia é possível avistar detalhes minuciosos, algo incrível para quem é apaixonado por carros. As pistas são lindas e os cenários super detalhados.

Muitas comparações foram feitas entre Driveclub e Forza Horizon 2. O que não faz sentido, apesar de ambos os jogos serem de corrida, a proposta dos dois jogos é bem diferente. Forza Horizon é um jogo de mundo aberto, com exploração e corridas dinâmicas, Driveclub é um jogo de circuitos fechados, onde o maior foco é a corrida em si. Isso não quer dizer que Driveclub seja ruim ou inferior, são jogos diferentes com objetivos e diferentes. A jogabilidade também foi critica, mas em minha opinião ela é ótima. Os carros respondem muito bem e da pra sentir o peso deles, a jogabilidade não é nem muito arcade nem muito simulação, ela esta bem no meio dos dois em um perfeito equilíbrio. Bastam alguns minutos para se habituar, a sensação de velocidade é excelente.

Outra crítica negativa foi contra a trilha sonora, que por algum motivo vem "desligada" no jogo, e é preciso habilita-la no menu de som. As músicas são muito boas, porem o estilo predominante é o dubstep/techno o que é uma pena. Apesar de dar um bom ritmo a corrida, a trilha sonora poderia ser bem mais variada, com algumas música de Rock e Metal por exemplo. Isso não estraga o jogo, mas são detalhes, e são esses detalhes que acabam ofuscando as qualidades de Driveclub. A falta de conteúdo foi algo muito criticado também, mas não entendo o porque já que o que oferece uma variedade bem razoável de desafios. Agora, após meses do seu lançamento, a maioria dos problemas foram corrigidos e várias atualizações legais foram disponíveis de graça. A mais interessante delas é o clima dinâmico. O efeito da chuva é o melhor que eu já vi, realmente um colírio para os olhos! Novos carros e novos desafios estão sendo liberados para download gradativamente, o que é ótimo para manter o jogo sempre atualizado.

Em minha opinião, o maior ponto negativo ficou na parte de personalização dos carros, na verdade a personalização é um piada de tão limitada. Fora os 4 grafismos, há apenas a pintura original e o grafismo do club, e só! Um absurdo para um jogo de 2014. Não estou pedindo um tuning completo, mas seria ótimo poder personalizar de verdade alguma coisa nos carros. Outro detalhe que faz falta é um modo Replay. Apesar de todos os problemas, Driveclub tem muitas qualidades consideráveis e é um jogo muito divertido. Pra quem gosta de carros e velocidade, é uma ótima pedida. Mas se você gosta é de fugir da policia ao estilo Need for Speed, ou explorar cenários a bordo de um veiculo como em The Crew, então pense melhor. Eu resolvi dar uma chance a Driveclub primeiramente pelos gráficos de altíssima qualidade, e não me arrependo, o jogo tem muito a oferecer e com mais algumas atualizações a experiência vai ficar ainda melhor. Uma pena ter ocorrido tantos problemas, e visível o esforço dos desenvolvedores para entregar o melhor jogo possível, eles deram duro para criar esse game, merecem respeito. Dê uma chance a Driveclub!

Confira um gameplay feito por mim:


Site: br.playstation.com/ps4/games/drive-club-ps4.html

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário