quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bônus Track - Silent Hill

Informações extras e curiosidades sobre um dos maiores clássicos dos vídeo games


Silent Hill possui seis jogos que integram a saga. O primeiro jogo foi lançado nos Estados Unidos em 31 de Janeiro de 1999, no Japão em 4 de março de 1999 e na Europa em primeiro de agosto de 1999. Foi lançando exclusivamente para o PlayStation 1. O jogo pertence ao gênero survival horror. Isto significa que durante o jogo controlaremos Harry para defendê-lo do ataque de todo tipo de criaturas, encontraremos quebra-cabeças que desafiam nossa mente. Silent Hill é um dos pioneiros no estilo de jogo chamado de "terror psicológico". Que coloca o jogador em situações que provocam medo e desespero.

Enredo (contem Spoilers, cuidado!)
 

Sete anos atrás Harry Mason e sua esposa encontraram um bebê em uma estrada e o adotaram como se fosse seu, uma menina que deram o nome de Cheryl. Mesmo depois que sua esposa falecer, Harry continuou a amar Cheryl como sua própria filha. No começo do jogo, nós encontramos Harry Mason e Cheryl, indo passar as férias em Silent Hill. Estranhos eventos ocorrem antes que eles entrem na cidade. Uma policial em uma moto passam à frente deles. Momentos depois Harry vê a moto caída na beira da estrada e a policial não está em parte alguma. Logo depois, a figura de uma garota subitamente aparece na estrada. Harry tenta desviar mas derrapa o carro causando um acidente e desmaia. Quando retorna a consciência, Harry percebe que Cheryl se perdeu e ele se encontra no meio de um mal que devagar envolve Silent Hill, sem saber que a única maneira de sair dali é pelo sacrifício da própria filha.

A cidade de Silent Hill é dividida em três partes distintas: a Silent Hill normal, a Silent Hill escura (ou noturna) e a Silent Hill alternativa. As leis da física parecem não existir na realidade alternativa, na qual a cidade mergulha de vez em quando. Na Silent Hill alternativa o chão é feito de grades de metal sem nenhum tipo de sustentação visível, como se a cidade flutuasse (talvez para mostrar que aquela realidade não é física nem real) portas levam a lugares distantes (às vezes, separados até mesmo por quilômetros) mesmo sem energia elétrica aparente, TVs e sistemas de sons se ligam quando bem entendem e a lanterna e o rádio de Harry, apesar de portáteis não acabam com as baterias.

Em Silent Hill, a personagem Alessa Gillespie e sua mãe Dahlia Gillespie são mostradas juntamente com outros personagens, tentando reviver o antigo culto da cidade. Dahlia tenta queimar sua filha, que tem poderes psíquicos e é chamada de bruxa no colégio, dentro de casa em sacrifício ao antigo deus do culto, Samael. Com quase 100% do corpo queimado e dominada por ódio, Alessa é levada ao Hospital Alchemilla, onde é colocada em um quarto obscuro de uma ala subterrânea para ser "tratada" e oferecida novamente em sacrifício. Mas, com seus poderes Alessa divide sua alma em dois. Uma metade fica no hospital, dormente e sofrendo, tendo pesadelos constantes, e a outra metade é entregue nas mãos de Harry Mason e sua esposa.

Sua enfermeira pessoal, Lisa Garland diz em um registro em video que não entende como o corpo de Alessa consegue se manter vivo com tantas queimaduras. Esta por outro lado, tem sua memória afetada durante a época de cuidado intensivo de Alessa por terem lhe sido administradas drogas pelo diretor do hospital, Dr. Michael Kauffman, que tem uma ligação de benefícios com Dahlia Gillespie. Quando Cheryl é levada a cidade de Silent Hill, já com sete anos de idade, estranhos acontecimentos ocorrem. Alessa, já com 14 anos acorda e sai do hospital para encontrar a sua metade. Isso ocorre quando Harry entra em um beco e é atacado por pequenos monstros chamados "Mumblers". Perdendo a consciência, ele é encontrado por Cybil Benett, a policial que ultrapassou o carro de Harry no início do jogo. Nesse momento  se inicia uma busca por sua filha perdida, que não tendo sucumbido totalmente a vontade de Alessa, deixa bilhetes para o pai para que ele consiga seguí-la.

O Flauros seria um objeto que pode acabar com os poderes de Alessa, assim como o Aglaophotis, que é apenas uma mistura de ervas sem valor no mundo real, mas que Alessa acredita ser fatal e que juntamente com o Flauros (que ela acredita trazer os poderes do anjo Metraton) e sendo criadora do submundo (devido aos pesadelos constantes que viveu durante tantos anos e que agora se tornaram parte da realidade  com a ajuda da sua outra metade), estas ervas e o Flauros mostram-se realmente fatais para os monstros.

Personagens: 
__________________________________________________________________________________
Harry Mason
O personagem principal do jogo, Harry é um escritor viúvo com uma filha de sete anos chamada Cheryl. Sua esposa morreu há quatro anos de uma doença, deixando-o sozinho para cuidar da menina. Harry tem cabelos e olhos castanhos e parece ser um cara amigável. Cheryl insistiu em uma viagem de férias na cidade de Silent Hill e ele concordou. Devido a problemas no carro, Harry chega aos arredores de Silent Hill somente durante a noite. Nesta noite escura, Harry vê uma sombra cruzar a frente de seu jipe no meio da estrada e desvia bruscamente para evitar uma colisão, resultando em um grave acidente. Depois de acordar, Cheryl esta desaparecida e já é dia. 
__________________________________________________________________________________
Cheryl Manson
Idade: 7
A filha adotiva de Harry Mason, Cheryl é uma jovem de sete anos de idade. Ela tem cabelos e olhos castanhos e é uma menina tranquila. Após a perda trágica de sua mãe em torno de três anos de idade, Cheryl foi deixado sozinho com seu pai. Depois de implorar Harry para ir de férias para Silent Hill por razões desconhecidos, Cheryl desapareceu depois do acidente de carro. 
__________________________________________________________________________________
Cybil Benett
Idade: 28
Cybil é uma policial de Brahms, cidade próxima a Silent Hill. Seu primeiro encontro com Harry é em uma lanchonete, depois que ele acorda subtamente. Por ser uma policial, Cybil se interessa em saber o que houve com Harry e por que ele está em Silent Hill, e também o porque de apenas eles estarem sozinhos na cidade. Cybil tem o cabelo louro e os olhos verdes e é uma pessoa generosa. Os telefones da cidade e rádios estão mudos, mediante a essa situação ela decide deixar a cidade em busca de  reforços, depois de entregar sua arma para Harry.
__________________________________________________________________________________
Dahlia Gillespie
Idade: 46
Esta velha louca é encontrado pela primeira vez dentro de uma igreja, supostamente tocando o sino para atrair Harry até ela. Dahlia tem cabelos castanhos e olhos azuis e uma sombra negra em volta dos olhos. Sua aparência é bastante bizarra, e suas roupas são bastante estranhas. Em seu primeiro encontro, Dahlia tem uma estranha conversa com Harry, e faz menção a uma menina, que Harry obviamente pensa ser Cheryl. A mulher não fala por muito tempo e deixa depois de dizer a Harry para ir ao hospital. Como foi dito por Lisa, aparentemente Dahlia perdeu sua filha em um incêndio e ficou louca desde então (o que não é verdade).
__________________________________________________________________________________
Michael Kaufmann
Idade: 50
Harry encontra pela primeira vez este homem no hospital, depois de uma introdução bastante rude, onde Harry é quase baleado. Kaufmann tem cabelos castanhos e olhos azuis, é um médico que trabalha no Hospital Alchemilla. Para alívio para Harry, Kaufmann parece ser uma pessoa normal e aparenta estar preocupado e pergunta sobre o que está acontecendo na cidade, mas não ajuda sua situação com Cheryl. Doutor Kaufmann nunca encontra tempo suficiente para falar com Harry, embora ele sempre pergunta se Harry descobriu nada de novo, Kaufmann não é um homem educado.
__________________________________________________________________________________
Alessa Gillespie
Idade: 14
Alessa é a filha de Dahlia Gillespie, a líder do culto conhecido como "A Ordem", que controla a cidade de Silent Hill. Ela originalmente foi gerada para seguir os passos da mãe e futuramente controlar o grupo religioso, mas seus poderes paranormais fizeram com que ela fosse eleita para um ritual e mais tarde queimada viva pelo próprio culto de Silent Hill. Após sobreviver ao ritual, Alessa teve seu corpo completamente queimado, é internada nos Subsolos do Hospital de Silent Hill, Alchemilla, e é o vínculo que Cherryl tem com a cidade. É a culpada pelos muito dos fenômenos estranhos da cidade.
__________________________________________________________________________________
Lisa Garland
Idade: 23
Enfermeira que trabalha no hospital Alchemilla, Lisa cuidou da Alessa, pelos últimos anos, e é a única ligação de Alessa com o "mundo externo", já que não recebe visitas. Aparece algumas vezes, e tem uma das cenas de morte mais sangrentas e marcante dos games. 

__________________________________________________________________________________
Incubus:

De início, na região de Silent Hill havia um culto primitivo nativo. O deus desse culto, devido às interferências dos colonizadores, teve o nome trocado de "deus do paraíso" para o nome de Samael, um demônio (segundo o documento About syncretic religions em Silent Hill 3). A mudança fez com que o grupo passasse a considerar o demônio um deus que traria o paraíso. A cidade de Silent Hill então cresceu e o culto se enraizou na cultura local. Chegando ao tempo do jogo, Dahlia Gillespie, uma espécie de líder do culto, junto a outros seguidores decidiu fazer o ritual que traria o seu deus Samael  à vida. O ritual iria necessitar de uma mulher que pudesse gerar o embrião de Samael no corpo, até seu nascimento, sendo alimentado por ódio e sofrimento. Para tal, Alessa filha de Dahlia, foi eleita voluntariamente (como pode ser visto em SH3).

Alessa era uma menina problemática, e ao que indica o decorrer da história, com certos poderes paranormais (segundo o documento Manifestations Of Delusions, SH1). O culto queimou a menina viva em uma casa (que depois seria salva por Travis em Silent Hill Origins) de modo a fazê-la sofrer e alimentar o embrião. Isso levou Alessa obviamente necessitar de cuidados. Foi quando Dahlia conseguiu apoio de Michael Kaufmann, um médico e traficante de drogas. Por que Kaufmann entrou na jogada? Simples, segundo documentos encontrados na delegacia em SH1, havia uma séria investigação sobre o tráfico de drogas. Dahlia simplesmente MATOU todos os investigadores com magia negra (leiam os documentos Police Report e Newspaper Article ambos de SH1). E Kaufmann lhe deu abrigo no porão do hospital.

Alessa, que até então estava no hospital e em sofrimento constante mudou de idéia quanto ao paraíso que estava sendo prometido e resolveu evitar o nascimento de Samael. Então ela dividiu sua alma e a alma de Samael em duas metades, surgindo Cheryl, de modo que as duas deveriam ser reunidas para um devido nascimento. Cheryl apareceu numa beira de estrada, foi quando um homem chamado Harry Mason, e sua esposa doente  acharam o bebê e a adotaram. Como Alessa não era um paciente qualquer, uma única enfermeira foi obrigada a cuidar dela. Ela se chamava Lisa Garland. Kaufmann a viciou com suas drogas para mantê-la sobre controle e para garantir que não abriria a boca para autoridades. Lisa logo começou a apresentar depressão e outros problemas, grande parte devido às anormalidades que ela presenciava, causadas pela presença de Samael em Alessa. (segundo o documento Lisa Garland's Journal, SH1).
__________________________________________________________________________________
Curiosidades:

Por que há névoa em Silent Hill? A névoa de Silent Hill foi criada porque o Playstation 1 não tinha capacidade de processamento suficiente para renderizar o mapa tão gigante quanto de Silent Hill, Um exemplo de como seria Silent Hill é o jogo Driver para PS1. No game, prédios e objetos aparecem do nada devido a capacidade limitada do console. A Névoa em Silent Hill surgiu para evitar isso, e acabou criando o clima de tensão perfeito para o jogo. 

Silent Hill é baseada numa cidade real? Centralia é o nome da cidade nos Estados Unidos que inspirou Silent Hill, ela tinha milhares de moradores na década de 60 e em 2007 apenas 9. Isso por causa de um incêndio descomunal numa mina de carvão que começou em 1962, dura até hoje e só tem previsão de ser extinguido em 250 ANOS. O incêndio aconteceu por que a principal atividade econômica  de Centralia até meados de 1960 era a mineração de carvão, as empresas começaram a falir e então em 1962 um grupo de bombeiros foram contratados para fazer a limpeza do aterro da cidade (uma atividade comum e anual em Centralia), o problema é que a limpeza era feita basicamente tacando fogo em tudo e o aterro havia sido mudado de lugar. Coincidentemente o novo local do aterro era acima de uma mina de carvão, o incêndio  não foi corretamente apagado o que fez com que a mina de carvão abaixo pegasse fogo, dando início ao grande incêndio.


Foram feitas várias tentativas de se apagar o incêndio, nenhuma bem sucedida. Os níveis de monóxido e dióxido de carbono no ambiente subiram tanto que começou a comprometer a saúde dos moradores. Em 79 o dono de um posto de gasolina mediu a temperatura de seus tanques e a gasolina estava a quase 78 graus Celsius. Buracos começaram a se abrir sozinhos no chão cerca de dois anos depois, um deles “engoliu” um garoto e quase o matou. O governo norte americano gastou 42 milhões de dólares para realocar os moradores de Centralia para as cidades vizinhas. Os vapores que emergem das minas abriram diversos buracos nas vias que dão acesso a cidade, diversas tentativas de repara-las foram feitas, porém com o constante vazamento de gás causando novos buracos o tempo todo, o governo desistiu.

Infelizmente sirenes ao anoitecer e criaturas bizarras baseadas nos seus medos e pecados não vão aparecer em Centralia (eu acho), porém é bizarro saber que o incêndio ainda está ativo no subterrâneo da cidade onde a temperatura atinge temperaturas superiores a 540°C  só para você ter ideia, mais quente que o planeta Mercúrio e os gases das minas tornam o ambiente tão tóxico quanto Saturno.

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário