sábado, 11 de janeiro de 2014

ESPECIAL - The Last of Us


Quando um jogo é mais que um jogo

Falar sobre The Last of Us, sem fazer uma reflexão a cerca da evolução dos games em geral não parece certo. Sendo assim, voltemos ao verdadeiro início dos jogos eletrônicos, quando uma tela preta com linhas coloridas fazia a diversão de crianças e jovens, para que então possamos entender melhor o que significa The Last of Us. No início os jogos eram incrivelmente simples, na maioria dos casos o objetivo era acumular pontos e nada muito além disso. Não haviam enredos complexos, personagens com personalidade profunda ou cenas cinematográficas. Vídeo games ainda eram brinquedos. 


O tempo foi passando e os jogos foram evoluindo rapidamente, não apenas na parte gráfica, mas os jogos se torvam cada vez mais complexos, até chegarmos em um tempo onde jogo não é mais jogo. Agora, games são um tipo de experiência que filme nenhum pode proporcionar, algo muito além de um passatempo ou brinquedo. Hoje, jogos são uma porta para um universo de interações nunca antes imaginadas, que quebram a barreira entre personagem e espectador. Jogos eletrônicos não são mais apenas jogos, porem, isso depende muito da pessoa por trás do controle. Viver a experiência depende da maneira como se joga e se observa cada detalhe. Jogadores menos atentos não conseguem enxergar detalhes sutis que fazem da obra ser um espetáculo. Há muitos jogadores que não conseguem aproveitar melhor dos jogos porque não tem o costume de prestar atenção aos detalhes.

E o que The Last of Us tem a ver com tudo isso? Vejamos, The Last não é o jogo mais revolucionário de todos os tempos. Não é o mais inovador, nem o mais criativo. E muito menos perfeito (não existem jogos perfeitos, isso é um fato). The Last é uma mistura incrível de interação, ação, desafio e uma experiência marcante. Tudo isso em um enredo maravilhoso, que conseguiu fugir dos clichês típicos de forma muito inteligente. Pegou todos os elementos típicos de um história, e os executou muito bem. The Last foi eleito o melhor jogo de 2013 pela maior parte da mídia especializada, e mereceu! Com certeza é um jogo que não será esquecido, e se você é proprietário de um PS3 então precisa ao menos experimentar esse jogo incrível.

Como dito anteriormente, The Last não é perfeito, mas chega muito perto do que podemos chamar de "perfeição". A magia esta nos detalhes, tudo no jogo é muito bem feito. Atirar, golpear um oponente, combinar itens, se esconder, correr, utilizar itens... tudo é muito prático e simples. Além das cenas de ação frenéticas, há momentos assustadores e muito tensos (na verdade tensão é algo presente no jogo todo). Outro aspecto que chama a atenção é a naturalidade dos personagens, que conversam o tempo todo, e muitas vezes param para admirar algum cartás ou construção interessante.  Outro trunfo presente em The Last é nunca saber o que vai acontecer, não dá pra saber em que tipo de situação os personagens irão se meter.

O que é The Last of Us?

Se você nunca ouviu falar de The Last of Us, talvez tenha estado perdido em alguma floresta nos últimos 3 anos, ou viajou para Marte ou talvez você é um daqueles jogadores que só jogam FPS em PC e acreditam que para o jogo ser bom tem que rodar em um PC tunado, então rapaz/moça... você precisa se informar!

The Last of Us é um jogo eletrônico de ação/Aventura em terceira pessoa com elementos táticos, de sobrevivência e de horror. Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado no dia 14 de Junho de 2013 exclusivo para a PlayStation 3.

O jogador controla Joel (voz de Troy Baker, na dublagem em português voz de Luiz Carlos Persy), que deve percorrer os Estados Unidos em um ambiente pós-apocalíptico em 2033 e que tem como missão escoltar a jovem Ellie (voz e movimentos de Ashley Johnson) até um grupo de resistência ao governo, os Vaga-lumes. O jogador tem de se defender contra criaturas zumbi infectadas com o fungo Cordyceps, bem como bandidos e canibais humanos hostis, usando armas de fogo e métodos de infiltração, e com a capacidade de prestar atenção no som para visualizar a posição dos inimigos. O jogador também pode fabricar armas e recursos médicos combinando itens encontrados pelo cenário.


Mesmo antes do lançamento do jogo, The Last of Us foi muito aclamado. Atualmente detém uma pontuação de 95 no Metacritic e de 94.58% no GameRankings. Recebeu pontuações perfeitas em várias publicações. Os críticos elogiaram vários aspectos do jogo, incluindo a jogabilidade baseada em escolhas, ação realista, profundidade emocional e som. Várias publicações declararam o jogo como uma obra-prima, um titulo muito significativo para a sétima geração de consolas. O jogo recebeu diversos prêmios incluindo "Jogo do Ano para PlayStation 3" e "Jogo do Ano 2013". The Last of Us foi o segundo maior lançamento de 2013 (depois de Grand Theft Auto V), vendendo 1.3 milhões de cópias na primeira semana. Em Julho de 2013, já tinham sido vendidas mais de 3.4 milhões de unidades, fazendo do jogo o mais rápido a ser vendido da PlayStation 3 depois de três semanas (isso até GTA V ser lançado).

As armas de combate corpo a corpo se quebram depois de alguns golpes, sua durabilidade varia dependendo do tipo de material. Uma barra de ferro dura mais que um bastão de madeira, por exemplo. Podem ser usados tijolos ou garrafas como arma, para ser lançada e atordoar o inimigo ou para combater diretamente. A munição para armas de fogo é muito escassa, obrigando o jogador a buscar meios furtivos contra os adversários. A saúde não regenera automaticamente (como em muitos FPS atuais) forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver em um mundo tão hostil.

O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI permanece junto a ele durante a maior parte do jogo. Não existe modo cooperativo (para ser jogado por dois jogadores simultaneamente) no entanto a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil. Por exemplo, ela pode alertar Joel sobre inimigos e ajudá-lo atirando objetivos neles. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astúcia para escapar do perigo. Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados pel fungo Cordyceps) e com os Caçadores (humanos que, apesar de não estarem infectados, também são hostis). 

Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes, conseguem trabalhar juntos, confiando informação importantes uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca e até podem se render se perceberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador vai se confrontar. O jogo também conta com uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objetos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objetos, como por exemplo para fazer um coquetel Molotov combinando álcool e pano. Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objetos no ambiente, ao invés da apenas seguir em frente até o final da "fase". Por exemplo, quando os personagens veem um poster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não.

Personagens:
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Joel

Joel pode descrito como um bandido violento, um assassino brutal, e um torturador. Mas é apenas um homem que faz de tudo para sobreviver. Durante o resclado da epidemia que assolou o país, ele recorreu a trabalhar em transações no mercado negro, fazendo contrabando de mercadorias diveras ou levando pessoas com interesses diversos através das zonas de quarentena ou outras áreas designadas. Devido a isso, ele acumulou conhecimentos valiosos no que diz respeito a sobreviver no ambiente pós-apocalíptico. Como um sobrevivente extremista, Joel luta com uma ferocidade. Ele pode realizar uma série consecutiva de socos e outros ataques diversos com poucos sinais de cansaço físico ou hesitação, e geralmente, pode superar os adversários dentro de segundos. Com o tempo, ele também aprendeu a manejar uma grande variedade  armas de fogo, coquetéis molotov, explosivos e arco e flecha. É um estrategista especialista em situações furtivas . Ele também é adepto em elaborar armas e ferramentas improvisadas, e possui um sentido agudo de audição que lhe permite identificar a localização de pessoas ao seu redor quando se concentra nos sons do ambiente. Joel, no entanto, é apenas humano e é tão vulnerável aos socos e golpes de outros sobreviventes implacáveis ou infectados. Ao lutar, muitas vezes ele enfrentará as mesmas táticas que ele usa, e precisa corrigir-se de forma consistente a fim de permanecer vivo.
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Sarah


Sarah viveu uma vida normal no Texas com seu pai. Ao acordar no meio da noite para atender a ligação de seu tio Tommy, onde ele diz precisar falar imediatamente com Joel, Sarah levanta e vai a procura de seu pai. Depois de encontrá-lo e descobrir que seu vizinho está "doente", eles se encontram com Tommy e dirigem para fora da cidade em busca de segurança. Depois de um tempo dirigindo, eles batem em outro carro, fazendo com que Sarah machuque a perna. Com Joel a protegendo, e Tommy dando cobertura, eles partem em busca de abrigo.
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Ellie


Ellie nasceu em algum momento do ano de 2019, seis anos após a propagação da epidemia de fungos. Como resultado, ela cresceu em uma zona de quarentena militar opressiva em Boston, Massachusetts. Ela tem pouco conhecimento do mundo antes do incidente. Por um tempo ela foi criada pela mãe Anna e Marlene. Quando sua mãe morreu, Marlene continuou a cuidar dela, pois prometeu isso a Anna em seu leito de morte. Tendo sido criado em um ambiente onde as normas e os valores modernos têm-se deteriorado, Ellie é impulsiva e temperamental, e não se intimida com a ideia de usar a violência como um meio para sobreviver, ou vulgaridade como uma forma de expressar o que sente. No entanto, ela consegue manter a inocência. Além disso, Ellie também é muito inteligente e espirituosa, e fará o que for preciso para manter-se viva. Ela recebe ordens de Joel mas ao mesmo tempo deixa claro que não precisa de babá para tudo. Elle está obcecada com a cultura do passado, incluindo música, filmes, livros e jogos de vídeo game. Ela demonstra seu interesse por música, cantando e cantarolando de vez em quando.
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Tess


Uma sobrevivente que vive em uma das últimas zonas de quarentena restantes, Tess atua no mercado negro de uma cidade sobre lei marcial. Parceira de Joel, eles se tornaram conhecidos dentro do submundo do crime pela sua crueldade. Tess é inteligente e confiante, e uma estrategista e negociadora experiente. Sua capacidade de criar planos inteligentes para garantir o contrabando de seu comércio é formidável. Tess e Joel sobrevivem por estarem dispostos a fazer o que os outros não podem. Sua confiança e lealdade para com Joel é mais profunda. No entanto, ela questiona se Joel sente as mesmas emoções que ela sente por ele.
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Tommy (irmão de Joel)


Durante os primeiros momentos iniciais da epidemia, ele ajudou Joel e Sarah tentando levá-los a um lugar seguro. Atravessaram a cidade que estava cheia de infectados, e pessoas que procuravam ajuda, com um plano para chegar ao bloqueio militar. No entanto, depois de chegar a um tráfego congestionado, foram perseguidos por vários infectados. Contra uma multidão de pessoas em pânico, um veículo se choca contra o deles. Todos eles sobreviveram ao acidente, mas a perna de Sarah foi quebrado, Joel a carrega no colo enquanto Tommy da cobertura. Tommy aparenta ser uma boa pessoa, mas houve uma briga entre ele e Joel, que fez os dois tomarem caminhos separados.
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Bill


Bill é um sobrevivente vivendo fora da zona de quarentena que mantém uma aliança temporária com Joel e Ellie. Bill é um mecânico especializado que sabe como consertar carros e outros aparatos mecânicos. É uma pessoa extremamente paranoica, e muitas vezes fala sozinho. Ele é muito cauteloso e inevitavelmente rigoroso sobre estranhos. Ele também é bastante apressado em tomar decisões, acrescentando algo a mais à sua personalidade. Sua base é fortemente protegida com armadilhas e minas que ele mesmo fábrica. Está confirmado que Bill é gay, pois ele menciona seu ex-parceiro Frank. Ele diz que, apesar de ele já se preocupar com Frank, ele decidiu que seria melhor ir sozinho, temendo por sua vida. Bill fica triste quando eles mais tarde encontrar o corpo de Frank. Bill está acima do peso, e Ellie frequentemente o insulta sobre isso. Bill tem uma divida com Joel e esta disposto a ajuda-lo.
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Henry


Henry e seu irmão estava entre os sobreviventes que deixaram Hartford depois que os militares abandonaram a zona de quarentena. Por sugestão de alguém dentro do seu grupo, eles entraram em Pittsburgh para procurar suprimentos e foram emboscados pelos caçadores dentro da cidade. Antes de se separar, o grupo concorda em se encontrar perto de uma torre de rádio fora dos limites da cidade. Para os próximos dias, Henry e Sam entram em buraco em um prédio de escritórios perto de um mirantes dos Caçadores e tentam atravessar a cidade sem ser detectados, ao mesmo tempo que está sendo perseguido por um veículo blindado. Henry e Sam estão se escondendo em um prédio de apartamentos quando se deparam com Ellie e Joel. Henry sugere que eles poderiam ajudar-se mutuamente a sair da cidade e, apesar de Joel rejeita a ideia, Henry e Sam levam os dois para seu esconderijo, eles se escondem dentro de uma loja de brinquedos quando o veículo blindado patrulhando as ruas reaparece.
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David


David é um homem gentil, que não gosta de violência. Em primeiro momento, ele mostra preocupação com Ellie e faz o seu melhor para ajudá-la, aparentemente ele se preocupa com as pessoas de seu grupo e seu bem-estar, como no início, ele é mostrado procurando o alimento com o seu parceiro James. No entanto, a verdadeira natureza de David é muito mais sombria e macabra.




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O fungo

 Formiga "zumbi"
A ideia de The Last of Us surgiu depois do documentário "Planeta Terra" (BBC), que mostrou formigas infectadas com o fungo Cordyceps Unilateralis, em que otal fungo ocupa o seu cérebro do hospedeiro controlando-o, a ideia de que o fungo pode infectar os seres humanos tornou-se o tema inicial para o jogo. Grandes inspirações artísticas incluíndo os filmes No Country for Old Men e o romance City of Thieves. A GamesRadar também apontou como inspirações a versão cinemática de I Am Legend (Eu sou a Lenda), The Road (A estrada) e a versão televisiva de The Walking Dead, assim como 28 Days Later e os filmes Children of Men e The Day of the Triffids. Mesmo sendo epidemia de fungos o cenário principal do jogo, The Last of Us não é um "jogo de zombi", mas "uma história de amor entre pai-filha".

Filme?

Em novembro de 2013 a Sony registou os domínios TheLastOfUs-Movie.com e TheLastOfUsMovie.net que sugerem uma adaptação cinematográfica de The Last of Us. 

Comentário: The Last of Us é um jogo pesado, sério, adulto, brutal, cruel, lindo, exuberante, cativante, chamativo, recompensador, amável, adorável, assustador, aterrador, são tantas palavras pra descreve-lo. É um "daqueles jogos", sim, daqueles que você coloca na prateleira da sua sala para ficar admirando. Aquele tipo que você não consegue parar de jogar até chegar ao fim da aventura. Os diversos prêmios de Melhor Jogo do Ano não são a toa. Como dito anteriormente, o jogo não é perfeito, mas para ser divertido, cativante, emocionante e desafiador não é necessário que seja perfeito. The Last é uma experiência marcante, há quem diga que não passa da outro jogo qualquer, e estão errados.


Qual a sensação que se tem ao jogar? De que tudo pode dar errado se você não souber o que esta fazendo. Estar atento é uma exigência, mas não se preocupe pois não é uma tarefa impossível ou desagradável. Basta estar de olhos e ouvidos abertos, e calcular tudo precisamente para se dar bem. Quando tudo vai por água abaixo e os inimigos começam a persegui-lo loucamente, fique calmo e pense em uma solução que não desperdice sua preciosa munição. Os tiros resolvem a maioria dos problemas rapidamente, mas o barulho deles pode acabar causando ainda mais confusão. Sem contar que a munição é escassa, cada tiro tem que valer a pena.

A sensação de jogar enquanto se aprecia a narrativa é ótima, os personagens são bastante convincentes, vivos, conversam o tempo todo sobre diversos assuntos. Detalhes como Joel coçando a barba ou Ellie assobiando são coisas pequenas que fazem a diferença e tornam a experiência mais profunda. Lutar contra infectados exige certas estratégias, permanecer em silêncio é uma delas. Atrair os infectados usando uma bomba de fumaça e depois jogar um molotov é uma boa, assim você elimina vários inimigos de uma vez sem revelar sua localização. Para combater caçadores, são necessárias estratégias diferentes. Encontrar o que esta mais longe dos demais, jogar um tijolo ou garrafa para atordoa-lo e depois sufoca-lo é uma das estratégias mais úteis, evitar o combate armado sempre que possível é a melhor opção. Quando não é possível evitar o tiroteio, então o bicho pega. Cada tiro tem que valer a pena. O jogo pode ser bastante assustador nos confrontos com infectados, eles são rápidos e letais, e os sons que eles fazem dão calafrios a qualquer um.



Pontos Positivos: Todos os que você imaginar. Gráficos lindos, efeito de chuva e água exuberantes, animações faciais e movimentos dos personagens são incríveis. O cenário é muito bem construido e funcional, é difícil encontrar alguma coisa repetida (dois objetos idênticos). A jogabilidade é outro show, bastante intuitiva e fácil de se dominar. A sensação em atirar é ótima! Sufocar os inimigos até a morte é um pouco perturbador, ver eles se debatendo é de embrulhar o estômago, um jogo só para os fortes. A história é outro ponto positivo, pegou um clichê modinha da atualidade (zumbis) e conseguiu se manter único e brilhante e inovador. Queremos The Last of Us 2 no PS4! Já imaginou o que os caras da Naughty Dog serão capazes de fazer?

Pontos Negativos: O que dizer de negativo em The Last? é tão relativo, depende tanto da opinião pessoal de cada jogador. 

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Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: Naughty Dog
    Publicado por: Sony Computer Entertainment
    Diretor: Neil Druckmann
    Produtor: Samuel Thompson
    Motor Gráfico: Naughty Dog Engine, Havok (física)
    Plataforma: PlayStation 3
    Data de Lançamento: 14 de Junho de 2013
    Gênero: Sobrevivência, ação-aventura, jogo na terceira pessoa
    Modos de jogo: Um jogador, multiplayer
    Classificação: Inadequado para menores de 16 anos (Brasil)
    Inadequado para menores de 17 anos (América do Norte)
    Inadequado para menores de 18 anos (Europa)
    Midía: Blu-ray Disc 
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Trailer:

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