sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Preço do PlayStation 4

O dia 17 foi turbulento para os gamers. O assunto do momento é o preço do novo console da Sony, o PlayStation 4. São muitos os jogadores que aguardavam ansiosos pela chegada do videogame, isso devido ao grande poder do aparelho e os ótimos jogos que estarão presentes na plataforma, mas o principal fator para o desejo em adquiri-lo era o preço aconchegante que fez muitos brasileiros e brasileiras almejarem o console.

Lágrimas escorreram dos gamers quando o preço do console foi anunciado, sendo 100 Dólares mais barato que a concorrência (Xbox One). Essa notícia animou muito os gamers do mundo todo, e muitos brasileiros já fizeram as contas para prever o preço do aparelho em Reais. Fazendo as contas, baseando-se no preço do Dólar e nos impostos loucos que temos aqui, conclui-se que o preço final da plataforma seria inferior a 2.500 Reais. Esse calculo foi fortalecido com o anuncio do preço do Xbox One (2.200 Reias)  e com a declaração da Sony de que, eles tentariam deixar o valor o mais próximo do preço em Dólares.
PS4 a preço de ouro no Brasil :(
Menos de 2.500 Reias no modelo nacional oficial de um console de ultima geração era um preço mais do que satisfatório. Os mais otimistas previam o preço inferior a 1.800 Reais, e os sonhadores a menos de mil Reais. Mas... algo saiu errado. Dia 17 a Sony chocou os gamers brasileiros com o anúncio do preço oficial do console.

399 Dólares é o valor do console nos Estados Unidos, mas no Brasil o valor oficial declarado pela Sony em seu Blog oficial é de 3.999 Reias. Sim, isso mesmo. PS4, 4 mil Reais. Então, você deve estar se perguntando o por que disso, não é mesmo? Calma, não diga nada sem pensar e entender a situação.

Mesmo com todos os impostos brutais que temos, esse preço é fora de qualquer realidade. Se o Xbox One custa 499 Dólares, e custará 2.200 Reias, então como um console de 399 custará quase o dobro disso? Calma, vamos analisar os fatos cuidadosamente. As promessas da Sony foram "deixar o preço em Reias o mais próximo possível do preço em Dólares", isso deixaria o PS4 com o preço utópico de pouco mais de 900 Reais. Mas o que houve então?


Xbox One ganha terreno com essa mancada
Os rumores mais convincentes são de que, leia com atenção: A Sony tentou a todo custo negociar com o governo Braseiro a redução da carga tributária sob o PlayStation 4. Essas negociações duraram meses. A Sony deve ter explicado que a procura pelo console no Brasil é grande, e o preço justo seria uma alavanca para impulsionar a popularidade do PS4. Mas todas as negociações foram em vão, e nenhum um centavo do imposto foi baixado. Então, em uma forma de retaliação, a Sony tomou a decisão de colocar um preço maluco no console para forçar o jogador a compra-lo no exterior. Ou comprar modelos não oficiais (vindos do exterior por importadoras). Isso repassa todo lucro com imposto para o exterior. Uma mancada do Governo Brasileiro!

Calma, não culpe a Sony pelo preço. A Sony é uma empresa séria, de respeito internacional e fez o que pode para levar o PlayStation 4 da melhor forma possível para o Brasil. Eu particularmente não acredito nesse preço, prefiro acreditar que tudo foi uma "vingança" da Sony contra nosso governo mesquinho. Não é o fim do mundo! Ainda há esperança.

Para quem é fã de PlayStation, pode optar ainda por:
  • Comprar o console no exterior, há diversos sites que vendem a prazo e em Reais. 
  • Comprar modelo não oficial (vendido no mercado informal, já que o console não tem bloqueio por região)
  • Esperar para o preço baixar, algo que ocorrerá naturalmente com o passar do tempo.
  • Esperar até a BGS, e torcer para tudo se resolver.
Já quem quer apenas aproveitar a nova geração, pode também escolher o Xbox One, que é um console excelente! Já quem quer apenas jogar, pode também optar por melhorar o PC ou até mesmo outros consoles como Wii U ou OUYA.

Seja qual for o motivo desse preço louco, e mesmo havendo alternativas, a decepção for do gamers brasileiros foi gigantesca. Muita calma nessa hora coleguinhas, tudo ira se resolver!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Um comentário: