segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Darksiders


Darksiders, originalmente conhecido como Darksiders: Wrath of War, é um jogo de ação-aventura/Hack and Slash desenvolvido pela Vigil Games e publicado pela THQ, foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e para PC. Seu lançamento se deu no dia 5 de janeiro de 2010 nos Estados Unidos. A versão para PC foi lançada no dia 23 de setembro de 2010. Por ser do gênero hack and slash, o jogo foi muito comparado com outros do gênero, principalmente God of War, e apesar das comparações e críticas, o game fez bastante sucesso vendendo nas primeiras quatro semanas por volta de 1,2 milhão de cópias originais ao redor do mundo.

Jogabilidade: Darksiders é um jogo de ação-aventura single player, no qual se controla Guerra (War), um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Numa perspectiva de terceira pessoa, o jogador passa por combates, quebra-cabeças e exploração. O mundo está dividido em localizações separadas e muitas delas só estão acessíveis depois que Guerra adquire algumas de suas armas e habilidades perdidas durante o enredo. O centro do mundo, The Scalding Gallow (A Forca Escaldada na tradução literal), funciona como um hub onde são designados os objetivos de Guerra, além de conter os caminhos para outras localidades. Cada uma delas contém uma série de caminhos lineares e não lineares, cujo ambos requerem uma série de caminhadas, escaladas e travessias a nado, baseadas em quebra-cabeças que se misturam ao ambiente que impedem o jogador de passar, fazendo-o usar técnicas e habilidades que o personagem vai ganhando ao longo do jogo. Guerra luta principalmente contra anjos e demônios, e tem uma forma única de matar cada um deles, geralmente cortando-os dolorosamente.

Apesar de Guerra, no começo estar limitado à somente usar sua espada, Chaoseater, ele adquire outras armas conforme for avançando no jogo. Cada arma contém uma série de diferentes ataques combinados que podem ser obtidos ao longo do jogo. Além de combos, o jogador é encorajado a usar diversos movimentos de combate, bloqueios e esquivas, que o ajudam a derrotar inimigos. Armas que disparam projéteis, como um revólver ou uma lâmina em forma de bumerangue também podem ser usadas em combates e na solução de quebra-cabeças. Há um número de objetos espalhados pelo ambiente (como carros e postes) que também podem ser usados como armas e projéteis. Em um certo ponto do jogo, Guerra ganha a habilidade de invocar sua montaria, o Ruína, um cavalo flamejante que o fornece uma movimentação mais rápida e ataques mais fortes em áreas abertas. Assim como as armas, Guerra também pode usar uma série de ataques baseados em magias, conhecidos como Fúria (Wrath), que podem ser ambos ofensivos e defensivos, e pode ser usado com o restante de Fúria adquirida, mostrada na tela em uma barra, em baixo da barra de vitalidade.


Outro ataque especial que Guerra pode fazer é se transformar, temporariamente em sua Chaos Form, que faz ele ficar maior e mais forte, além de ser resistente a danos. Essa forma é desbloqueada após um ponto no jogo, e pode ser ativada quando o medidor de Caos de Guerra estiver cheio, o medidor vai enchendo após derrotar vários inimigos. Quando os inimigos estão perto de serem derrotados, Guerra pode fazer um movimento de finalização ao estilo God of War, apertando o botão indicado na tela, eliminando automaticamente a ameaça. Guerra eventualmente encontra chefes que são gigantes e geram um grande dano, e que requerem um certo método ou arma para ser derrotado. Em alguns casos, geram eventos onde o jogador tem que apertar um certo botão o mais rápido possível.

Quando derrotados, vários inimigos expelem almas que fornecem diferentes benefícios. Há três tipos de almas no mundo de Darksiders: almas verdes que enchem sua barra de vitalidade, almas amarelas que enchem seu medidor de Fúria, e almas azuis que servem como um tipo de moeda no jogo. Essas almas azuis podem ser gastas na "lojas" do mercante Vulgrim, para adquirir novos combos, armas, poções e magias. Há também artefatos espalhados pelo mundo que podem ser trocados por almas azuis. Adicionalmente, todas as almas podem ser adquiridas abrindo baús achados pelo mundo do jogo. Outros itens também podem ser encontrados dentro desses baús, como núcleos de Fúria e fragmentos de Vida, que depois de completar quatro, aumentam a Fúria e sua vitalidade permanentemente. Os elementos do jogo são constantemente descritos como uma combinação de outras duas franquias de jogo. God of War e The Legend of Zelda são usados para comparar o estilo de Darksiders.

Introdução ao enredo: No começo, o Reino do Céu e o Reino do Inferno lutavam uma guerra sem fim. O conflito atraiu o Charred Council, uma entidade vinculada por leis antigas para preservar ordem e equilíbrio. O Conselho considerou que qualquer grande poder sem controle seria uma ameaça ao tecido do universo. Usando uma irmandade de quatro poderosos cavaleiros sob seu controle o conselho os enviou para a guerra, para que o Céu e o Inferno o honrem o conselho e suas leis pois ninguém era mais poderoso que os Quatro Cavaleiros.


Em meio ao tumulto os primeiros humanos emergiram. O Conselho previu que os humanos um dia seriam parte do equilíbrio. Então o terceiro reino foi criado, o Reino dos Homens. Por ordem do conselho foi forjada uma trégua entre o Céu e o Inferno, para que a humanidade se prepare, e no futuro possa participar da ultima guerra. Um grande pacto foi feito e vinculado a sete selos, para serem quebrados quando Reino dos Homens estiver pronto para a guerra do apocalipse. O pacto dizia que quando os sete selos fossem quebrados Céu e Inferno voltariam a terra para guerrear outra vez, os quatro cavaleiros cavalgariam novamente e os três reinos seriam julgados. Nos dias atuais, os exércitos do Céu e do inferno caem na terra e começa a batalha final, as duas forças, destruindo tudo em seu redor. No meio do caos um dos quatro cavaleiros, Guerra (War), é convocado para a Terra para trazer a ordem. Durante a luta contra os demônios e os anjos, Guerra encontra Abaddon, o líder das tropas do Céu.

Straga, um poderoso demônio, surge a partir do solo e esmaga Abaddon. War enfrenta Straga e é morto. No Inferno, ele é salvo da morte e enviado ao Charred Council, que o acusa de trazer a guerra do Apocalipse prematuramente e de se aliar ao Reino do Inferno, destruindo os anjos e a humanidade. As leis do Conselho dizem que a pena para tais infrações é a morte, mas Guerra afirma que foi invocado e exige uma chance de provar o que diz e encontrar e punir o responsável, para enfim restaurar o equilíbrio. O Conselho concorda com a condição de que ele será vinculado a um dos seus detentores, O Observador, que tem o poder de matar Guerra caso ele se afaste da sua missão.

Ao retornar à Terra, um século havia se passado. Liderados pelo senhor dos demônios, conhecido como "O Destruidor", as forças do inferno foram vitoriosos em aniquilar os exércitos do Céu, da qual só sobrou uma resistência pequena, conhecida como a Guarda do inferno, liderada por Uriel. Toda a humanidade está morta ou se transformou em zumbis e a Terra está em ruínas. Ao negociar com o demônio comerciante, Vulgrim, Guerra descobre que o Destruidor se esconde na Torre Negra e é aconselhado a procurar Samael, que já foi quase tão poderoso quanto o príncipe das trevas, em busca de assistência para entrar na Torre. Samael explica que há quatro demônios escolhidos para proteger a entrada da Torre Negra, e ele pede a Guerra para matá-los e trazê-lo seus corações em troca de acesso à torre. No caminho para matar o segundo escolhido Guerra encontra Ulthane, conhecido coom "One of the Old Ones" (um dos antigos) e ganha seu respeito após ajudá-lo a proteger seu jardim do ataque de Uriel e sua Guarda do Inferno, que procurava matar Guerra, já que eles acreditam nos rumores de que ele causou o Apocalipse. Quando Guerra esta para matar o último demônio escolhido, Slithia, ela o conta que os escolhidos não protegem a entrada da Torre Negra e seu verdadeiro propósito é impedir Samael de recuperar seus antigos poderes. Guerra entrega os corações dos quatro escolhidos a Samael que, ao receber o coração final, Samael ainda se mantém fiel à sua palavra e envia Guerra para a Torre Negra, dizendo que eles se encontrarão novamente.

Durante a história, Guerra é obrigado a ser acompanhado pelo Observador, um guarda mandado pelo Charred Councilo para vigiar e guiar Guerra em sua jornada. Por causa de seu trabalho, ele é, na verdade, cético e cínico sobre às ações de Guerra. Ele aprecia seu dever, e desfruta de machucar e mandar em Guerra, simplesmente por que ele pode. Guerra mais tarde, usa a orientação de Samael, outrora um majestoso e temido demônio, agora aprisionado, que busca sua própria vingança contra o Destruidor, líder das forças vitoriosas na Terra. Muitos outros personagens tornam-se fundamental para a trama geral, aparecendo várias vezes. Entre eles está Uriel, líder do exército do Céu após seu primeiro líder, Abaddon, foi morto durante uma batalha. Agora abandonada na Terra, busca vingança sobre aqueles que ela acredita serem responsáveis. Outro personagem recorrente é Vulgrim, um demônio comerciante que fornece aparelhos e habilidades para Guerra em trocas de almas. Finalmente temos Ulthane, também conhecido como Black Hammer ou "um dos Antigos" que primeiro aparece de forma hostil a Guerra, mas os dois se tornam amigos em seguida. Primeiro após ajudar Guerra a entrar no covil do Griever, e então, fazer um revólver para Guerra e re-forjar a Blade of Armageddon para ele.


Darksiders recebeu várias críticas positivas. O jogo tem atualmente, uma média de 82 e 83 pontos no MetaCritic, para as versões de PlayStation 3 e Xbox 360, respectivamente. Algumas resenha descreveram que a versão do Xbox apresentaram algumas falhas, mas que foram corrigidas através de patchs. O site Joystiq afirmou que o jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias por todo o mundo. Dakota Grabowski, do site GameZone, declarou: "THQ e Vigil Games fizeram um maravilhoso trabalho criando uma propriedade intelectual que tem peso. A atuação de voz é ótima, o combate é requintado, o valor de replay é alto e o mundo que eles criaram é fascinante. Darksiders é um ótimo jeito de começar de 2010." Christian Higley, da Gaming Evolution, deu uma nota de 9/10 na versão de Xbox 360, dizendo: "Darksiders é o melhor jogo estilo Zelda que eu já joguei. O estilo visual de Joe Madureira, deslumbrante e único e o próprio jogo é extremamente divertido. Você não pode deixar de jogar Darksiders."

O criador do jogo, Joe Madureira, está planejando uma HQ e uma possível adaptação cinematográfica. Madureira está trabalhando em um roteiro, e pode vender os direitos para um estúdio de Hollywood. O diretor criativo da THQ, Luis Gigliotti, disse que gostaria de ver Bruce Willis no papel de Guerra na adaptação, porque "ele detona".

Comentário: Fãs de God of War irão se identificar muito com este game. NÃO! Ele não é uma cópia descarada, tentando imitar as mecânicas e singularidades de God of War, e apesar de ser muito semelhante em vários aspectos, Darksiders tem bastante conteúdo original, e grandes ideias muito bem aplicadas. Durante todo o game você vai ter aquela sensação "já vi isso em algum lugar" e isso não quer dizer que o jogo seja ruim, muito pelo contrário. A começar por um estilo gráfico único, o design lembra muito as histórias em quadrinhos americanas, com personagens grandes e fortões. O nível de detalhe no cenário é incrível, e é perceptível o trabalho e cuidado que a equipe de desenvolvimento teve para tornar os ambientes grandes e repletos de detalhes interessantes. Além do design de muito bom gosto, e muito bem feito, os personagens são bastante carismáticos e marcantes. A dublagem tem um papel crucial neste aspecto. O enredo cumpre seu papel de uma forma melhor do que o esperado, apesar de não ser a melhor história do mundo, consegue manter o jogo em um bom ritmo até o fim. Digamos que o enredo não esta ali apenas como pano de fundo para a pancadaria rolar solta.


Pontos Positivos: Ótimos gráficos e jogabilidade. Bom enredo, personagens carismáticos e chamativos. Cenários enormes e detalhados. Ação e estratégia bem combinados. Varias ideias aproveitadas de outros jogos, que se encaixam muito bem e foram muito bem aplicadas.

Pontos Negativos: Depois de certo ponto, o jogo acaba se tornando fácil demais. Apesar dos cenários lindos, a locomoção é lenta de demorada, mesmo depois de adquirir o Ruína.
__________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
   Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   Desenvolvedora: Vigil Games
   Publicadora: THQ
   Diretor: Joe Madureira
   Produtor: Timothy Bell
   Designer: Haydn Dalton
   Compositores: Cris Velasco, Mike Reagan, Scott Morton
   Artista: Sam Gage
   Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3 e PC
   Gênero: Ação-Aventura, Hack and Slash
   Número de jogadores: Um jogador
   Mídias: Blu-ray e DVD
__________________________________________________________________________________
Trailer:


 
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário