terça-feira, 17 de junho de 2014

Metro: Last Light


Muitos sustos e ação frenética, um dos games mais bonitos já feitos

Logo nos primeiros minutos do jogo, você vai notar que não se trata de um jogo de tiro qualquer. O nível de detalhes no cenário é mais do que impressionante, até mesmo rodando em consoles "antigos" como PS3. Apesar da história um tanto quando morna, Last Light é cativante e esta acima da média. Feito por um estúdio relativamente pequeno, Metro impressiona mesmo quem esta acostumado com jogos do gênero.

Metro: Last Light (antes chamado de Metro 2034) é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de ação bem como elementos táticos estilo Stealth. Produzido pelo estúdio ucraniano 4A Games, publicado pela Deep Silver e é uma sequencia direta de Metro 2033. O enredo decorre em 2034 em Moscou, depois de um acontecimento pós-apocalíptico, combinando diversas características do gênero "survival horror" com tiro em primeira pessoa. Inicialmente, o game seria lançado no verão de 2012, mas foi adiado para 17 de Maio de 2013. Foi lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Uma versão será lançada para PS4 e Xbox One, incluindo os dois jogos e DLCs.

Descrição oficial: "É o ano 2034. Sobre as ruínas da pós-apocalíptica cidade de Moscou, nos túneis do Metro, os sobreviventes da humanidade são cercados por ameaças mortais do lado de fora - e de dentro. Mutantes invadem as catacumbas sobre a superfície desolada, e caçam entre os céus envenenados de cima. Ao invés de se manterem unidos, as estações do Metro estão envoltas em uma luta pelo derradeiro poder, um dispositivo do Juízo Final saído dos cofres militares do D6. Uma Guerra Civil está prestes a acontecer, que pode erradicar para sempre a humanidade da face da Terra."


Inicialmente com o nome Metro 2034, o jogo é uma sequência direta de de Metro 2033, e apesar do autor Dmitry Glukhovsky estar aparentemente ligado à produção do jogo, este não tem nenhuma ligação ao livro Metro 2034. O jogo acabou por ser registrado pela THQ com o nome Metro: Last Light. Foi mostrado ao publico pela primeira vez na E3 2011, incluído até mesmo na lista de lançamentos do Wii U. No entanto, a THQ já confirmou que Metro: Last Light provavelmente não será lançado no console da Nintendo. O jogo inclui vozes de Lance Henriksen, Nolan North, Khary Payton e Patton Oswalt.

Em entrevista à NowGamer sobre a possibilidade do jogo ter uma versão para Wii U, o chefe da equipe técnica da 4A Games, Oles Shishkovtsov, disse que a Wii U tem um "CPU terrivelmente lento". O seu colega Huw Beynon reiterou, dizendo que não haverá uma versão para Wii U de Metro: Last Light, porque o estúdio "não poderia justificar o esforço necessário. Fizemos uma antevisão, pensamos que provavelmente iríamos fazê-lo, mas no que toca ao impacto que iria ter na qualidade do jogo, percebemos que não valeria a pena desta vez... Ainda há chance de mudarmos de ideia, mas não posso fazer promessas. Vendo o tamanho da equipe, e comparando como estávamos da ultima vez, apenas para produzir a versão de PlayStation 3, foi uma adição muito significante."

O vídeo de Metro: Last Light atraiu uma atenção muito significativa, com 4.5 milhões de visualizações. Desde o primeiro vídeo que foram lançados mais três, cada um seguindo a vida de uma personagem que vive dentro do Metro. Os vídeos foram lançados entre Novembro e Dezembro de 2012. A editora original do jogo, a THQ, abriu falência em Dezembro de 2012. Os direitos da série Metro (e Last Light) foram vendidos em leilão à Deep Silver a 22 de Janeiro de 2013, editor e produtor da série Dead Island. De acordo com declarações do diretor criativo ao website ucraniano itcchannel, a equipa de Metro: Last Light está trabalhando em versão do game para PlayStation 4. Também foi revelado na mesma entrevista que será lançada uma componente separada do multiplayer de Metro: Last Light.

Metro: Last Light recebeu análises positivas, com muitas delas a elogiar os gráficos e a história. As criticas dirigiram-se mais as sequências lineares e à inteligência artificial fraca. Last Light se inicia a partir do final "Ruim" de Metro 2033, e resta a Artyom se responsabilizar pelas consequências do lançamento dos misseis contras o covil das criaturas conhecidas como The Dark ones. A historia é bastante madura e bem narrada. No enredo temos uma boa dose de conflitos políticos e interesses de facções. Além claro, de uma busca dramática pela sobrevivência, após a decisão de Artyom. Mesmo depois de lançado os misseis, vários Dark ones ainda sobrevivem, e resta agora apenas descobrir se as criaturas estão querendo dizimar a raça humana ou apenas se comunicar. Para isso, Artyom usa sua capacidade estranha de conseguir conexão com eles, para obter respostas.



Artyom vive em completo dilema pelas suas decisões. Existem inúmeros momentos que os pensamentos se misturam a alucinações que deixam o jogador ainda mais intrigado quanto a trama. A mistura de conflitos entre facções e o sobrenatural trouxe um certo requinte a série. Enquanto se esta nos subterrâneos o clima é de pavor e desconfiança quanto a seus aliados. Já na superfície vivemos o medo e tensão a flor de pele,  de ter pela frente criaturas 3 vezes maiores que os humanos.
A jogabilidade é muito fluida. Os menus do game contam com alguns mini-menus para escolha entre as armas ou itens a serem utilizados. Durante as estadias em pequenos cidades subterrâneas podemos melhorar o nosso arsenal adquirindo melhorias ou novos armamentos. A melhoria e compra de armamento poderia muito bem passar despercebido durante o jogo, mas acaba sendo interessante para quem gostar de personalizar e melhorar seus equipamentos.

Last Light é um FPS com muitas partes furtivas. Durante as cerca de 10 horas de jogo há uma grande escassez de munição. Restando apenas se esconder e utilizar as funções furtivas de matar ou nocautear o inimigo pelas costas. Há também armas com silenciadores e facas para se arremessar. Outro ponto forte é o uso da luz durante o jogo, aliais, da falta dela. Podemos desligar ou destruir qualquer ponto de luminosidade no cenário assim, atraindo ou se escondendo do inimigos para simplesmente passar sem ser percebido ou ataca-los sorrateiramente. Last Light foi desenvolvido para ser bem equilibrado e alterna sempre entre bons momentos de tiroteio frenético e locais com a necessidade de ser o mais discreto possível. Esse alternância entre inimigos e método de ação são interessantes e prendem mais a atenção durante a jogatina. A Inteligência artificial do game deixa a desejar. Na maior parte do tempo os inimigos parece ser espertos, mas as vezes o jogador mata um do lado do outro, e o que esta do lado nem perceber.

Comentário: Sem dúvida o melhor de Metro: Last Light são seus gráficos impecáveis. Os cenários são extremamente detalhados, complexos e de muito bom gosto. As versões de Xbox 360 e PS3 são tão impressionantes quanto a versão de PC (que é relativamente melhor em questão de gráficos). Além de gráficos lindíssimos, cenários de cair o queixo e designe de muito bom gosto, a jogabilidade cumpre seu papel perfeitamente. Controlar o personagem é algo bastante fluído e intuitivo, sendo no mouse ou no controle. Os efeitos das armas são top de linha, tudo no game é muito bem feito e funciona muito bem, exceto a inteligência artificial dos inimigos que deixa a desejar. O enredo não é dos mais brilhantes, mas é o bastante para prender o jogador e manter o ritmo do jogo. Além dos tiroteios, há muitas partes voltadas ao Survival Horror, e são nessas partes que o jogo se destaca ainda mais. Mesmo para quem esta acostumado com jogos do tipo, Metro certamente se destaca entre os concorrentes e merece mais atenção dos jogadores que ainda não o conhecem.


Pontos positivos: Gráficos de ponta, cenários e personagens extremamente bem feitos. Variedade de modos de combate e inimigos. Bons sustos e batalhas incríveis. 

Pontos Negativos: Inteligência artificial dos inimigos deixa muito a desejar.

__________________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: 4A Games
    Publicado por: Deep Silver
    Motor Gráfico: 4A Engine
    Plataforma: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC
    Data de Lançamento: 17 de Maio de 2013
    Gênero: Tiro em primeira pessoa com elementos de Survival Horror
    Modos de jogo: Um jogador, multiplayer 
__________________________________________________________________________________

Trailer:

Site Oficial: enterthemetro.com/

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário